Prefeito faz vistoria em comunidades da Região Sul

10/02/2023 14:01
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Bairros Hípica e Cavalhada receberam mais uma edição do Vistoria Mais Comunidade

O prefeito Sebastião Melo, secretários e técnicos da prefeitura realizaram mais uma edição do Vistoria Mais Comunidade para conferir as demandas que foram apresentadas durante as assembleias do Orçamento Participativo (OP). Na manhã desta sexta-feira, 10, lideranças comunitárias e conselheiros acompanharam as visitas nos bairros Hípica e Cavalhada, na Região Sul.

"Temos que mudar a triste realidade das vilas populares de alagamentos históricos e dificuldade de acesso aos serviços municipais. Não há dinheiro para tudo, mas estamos dedicando esforços para atender as principais necessidades das comunidades. Com a parceria dos moradores e trabalho duro, vamos construir uma nova realidade" – Prefeito Sebastião Melo.

Em novembro de 2022, as prioridades de investimentos eleitas na região foram saneamento básico - drenagem e dragagem; habitação; saneamento básico - água e esgoto cloacal; e pavimentação. Entretanto, outras demandas foram trazidas pelos moradores e a prefeitura está verificando as situações. As questões mais críticas que foram vistoriadas se referem à drenagem e dragagem.

Segundo o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, são muitos os desafios e ações complexas que demandam estudos para solucionar os problemas apresentados pela população. "Vou solicitar ao corpo técnico para que esses estudos e análise topográfica sejam realizados o mais breve possível para visualizarmos o que será possível concretizar de projetos para atender a região", afirma Loss.

Escola - Entre as resoluções anunciadas, o prefeito destacou que a obra inacabada da escola de Educação Infantil da rua Elvira Dendena, na Moradas da Hípica, será retomada em 2023 e deve ser concluída até o primeiro semestre de 2024, integrando um Termo de Cooperação Técnica Internacional com a Unesco.

Outras questões abordadas que tiveram encaminhamentos estão relacionadas à pavimentação e manutenção de vias, podas de árvores, urbanização de praças, regularização fundiária e habitação, assistência social, mobilidade urbana e iluminação pública.

Monitoramento das demandas - Todas as demandas tratadas estão sendo monitoradas, do encaminhamento até a sua resolução. A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras, é quem faz esse acompanhamento. Após a rodada do OP 2022, já foram realizadas vistorias nas regiões Ilhas, Cristal, Norte, Nordeste, Glória e Partenon. Ocorreram ainda reuniões sobre as demandas apresentadas pelas regiões Cruzeiro, Extremo-Sul e Restinga.

Também acompanharam a ação, a vereadora Cláudia Araújo, representantes da CEEE Equatorial, da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU) e da Brigada Militar.

 

Adriana Corrêa

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes