Prefeito faz vistoria em comunidades da Regi√£o Sul

10/02/2023 14:01
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Bairros Hípica e Cavalhada receberam mais uma edição do Vistoria Mais Comunidade

O prefeito Sebastião Melo, secretários e técnicos da prefeitura realizaram mais uma edição do Vistoria Mais Comunidade para conferir as demandas que foram apresentadas durante as assembleias do Orçamento Participativo (OP). Na manhã desta sexta-feira, 10, lideranças comunitárias e conselheiros acompanharam as visitas nos bairros Hípica e Cavalhada, na Região Sul.

"Temos que mudar a triste realidade das vilas populares de alagamentos hist√≥ricos e dificuldade de acesso aos servi√ßos municipais. N√£o h√° dinheiro para tudo, mas estamos dedicando esfor√ßos para atender as principais necessidades das comunidades. Com a parceria dos moradores e trabalho duro, vamos construir uma nova realidade" ‚Äď Prefeito Sebasti√£o Melo.

Em novembro de 2022, as prioridades de investimentos eleitas na regi√£o foram saneamento b√°sico - drenagem e dragagem; habita√ß√£o; saneamento b√°sico - √°gua e esgoto cloacal; e pavimenta√ß√£o. Entretanto, outras demandas foram trazidas pelos moradores¬†e a prefeitura est√° verificando as situa√ß√Ķes. As quest√Ķes mais cr√≠ticas que foram vistoriadas se referem √†¬†drenagem e dragagem.

Segundo o diretor-geral do Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae), Maur√≠cio Loss, s√£o muitos os desafios e a√ß√Ķes complexas que demandam estudos para solucionar os problemas apresentados pela popula√ß√£o. "Vou solicitar ao corpo t√©cnico para que esses estudos e an√°lise topogr√°fica sejam realizados o mais breve poss√≠vel¬†para visualizarmos o que ser√° poss√≠vel concretizar de projetos para atender a regi√£o", afirma Loss.

Escola - Entre as resolu√ß√Ķes anunciadas, o prefeito destacou que a obra inacabada da escola de Educa√ß√£o Infantil da rua Elvira Dendena, na Moradas da H√≠pica, ser√° retomada em 2023 e deve ser conclu√≠da at√© o primeiro semestre de 2024, integrando um Termo de Coopera√ß√£o T√©cnica Internacional com a Unesco.

Outras quest√Ķes¬†abordadas que tiveram encaminhamentos est√£o relacionadas √† pavimenta√ß√£o e manuten√ß√£o de vias, podas de √°rvores, urbaniza√ß√£o de pra√ßas, regulariza√ß√£o fundi√°ria e habita√ß√£o, assist√™ncia social, mobilidade urbana e ilumina√ß√£o p√ļblica.

Monitoramento das demandas - Todas as demandas tratadas est√£o sendo monitoradas, do encaminhamento at√© a sua resolu√ß√£o. A Secretaria Municipal de Governan√ßa Local e Coordena√ß√£o Pol√≠tica (Smgov), respons√°vel pela articula√ß√£o com o OP e pela gest√£o das subprefeituras, √© quem faz esse¬†acompanhamento. Ap√≥s a rodada do OP 2022, j√° foram realizadas vistorias nas regi√Ķes Ilhas, Cristal, Norte, Nordeste, Gl√≥ria e Partenon. Ocorreram ainda reuni√Ķes sobre as demandas apresentadas pelas regi√Ķes Cruzeiro, Extremo-Sul e Restinga.

Tamb√©m acompanharam a a√ß√£o, a vereadora Cl√°udia Ara√ļjo, representantes da CEEE Equatorial, da¬†Federa√ß√£o de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul¬†(Federasul), Associa√ß√£o Comercial de Porto Alegre (ACPA), Associa√ß√£o dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU) e da Brigada Militar.

Adriana Corrêa

Cristiano Vieira