Prefeito mobiliza equipes para atendimento às ocorrências do temporal

02/12/2024 10:43

Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Porto Alegre registrou acumulado de 49 milímetros de chuva na noite de domingo e ventos de até 80 km/h

O prefeito Sebastião Melo e o vice, Ricardo Gomes, coordenaram reunião na manhã desta segunda-feira, 2, no Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA), para reforçar o atendimento às ocorrências do temporal que atingiu a Capital na noite de domingo, 1º. As equipes estão nas ruas desde que o episódio climático teve início.

"Gestão se faz com diálogo e decisão. Ao longo de toda madrugada, nossas equipes estiveram a postos, atendendo as ocorrências relativas à chuva. Hoje cedo, decidi reunir os representantes do governo para traçar novas estratégias para que a cidade retomasse sua normalidade" – Prefeito Sebastião Melo.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre as 22h de domingo e as 7h de segunda, a precipitação acumulada somou 49 milímetros na Estação Jardim Botânico – deste total, 40 milímetros foram registrados no intervalo de uma hora (das 22h às 23h). A velocidade do vento chegou a 80 km/h em Porto Alegre, também segundo o Inmet.

Trânsito - Até as 10h30 desta segunda-feira, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrava 37 ocorrências abertas, sendo três bloqueios totais por queda de árvores e 23 cruzamentos com semáforos fora de operação por falta de energia.

Defesa Civil – Soma 23 ocorrências relacionadas ao temporal. Destas, 10 foram por alagamentos, seis desabamentos (casas, muros, árvores, etc.), seis destelhamentos e um resgate.

Água e Esgotos - A Estação de Tratamento de Água ETA) Ilhas está sem energia elétrica, assim como 10 Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats). Pode, ainda, haver desabastecimento nas áreas dos sistemas São João e Moinhos de Vento, que tiveram energia restabelecida às 6h15.

Serviços Urbanos - Até as 10h, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos registrava 32 ocorrências de queda de árvores e galhos decorrentes do temporal em atendimento.

Saúde - Cerca de 50 unidades ou serviços de saúde do município operam com restrições, devido a falta de luz, de internet, ou interrupção no fornecimento de água.

  

 

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça