Prefeito pede recursos ao governo federal para projeto de expansão do HPS
O prefeito Sebastião Melo entregou, nesta sexta-feira, 26, um ofÃcio endereçado ao governo federal solicitando apoio financeiro para viabilizar a ampliação do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). O pedido foi apresentado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
"A ampliação do HPS é fundamental para seguirmos oferecendo um atendimento de qualidade a centenas de gaúchos que encontram aqui uma referência em alta complexidade. Além de ampliar o número de leitos, os recursos também permitirão modernizar a estrutura já existente. Por isso, reforço meu apelo para que, juntos, possamos qualificar ainda mais esse atendimento. O HPS cuida da gente e a gente cuida do HPS" – Prefeito Sebastião Melo.
No documento, a administração municipal destaca os investimentos realizados nos últimos anos, entre eles a modernização da UTI Pediátrica, a implantação da nova enfermaria de trauma pediátrico, a aplicação de R$ 18 milhões na aquisição de equipamentos e em melhorias na infraestrutura, além de cerca de R$ 5 milhões destinados ao projeto de retrofit da fachada histórica do hospital.
"A proposta de ampliação prevê a construção de um novo prédio de oito pavimentos, com aproximadamente 11 mil metros quadrados de área, e capacidade para até 110 novos leitos, que serão somados aos 95 já existentes. O investimento estimado é de cerca de R$ 140 milhões", complementa o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
A agenda também contou com a participação do diretor de Relações Institucionais e Captação de Recursos da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Roberto Guimarães. Â
Â
Cristiano Vieira