Prefeito recebe embaixador da Ucrânia no Paço Municipal

07/06/2022 13:36
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeitura e entidades empresariais ofereceram apoio ao povo ucraniano

O prefeito Sebastião Melo recebeu nesta terça-feira, 7, no Paço Municipal, o embaixador da Ucrânia, Anatoliy Tkach. Acompanhado da primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, Melo prestou solidariedade diante do cenário de guerra que vive o país há mais de cem dias. 

“Estamos de braços abertos para receber e acolher o povo ucraniano e criar oportunidades. Imigrante não é aquele que quer sair, é aquele que não pode ficar”, afirma Melo. Durante o encontro, o embaixador entregou um ofício com as principais necessidades do país e sinalizou que as demandas mais urgentes são humanitárias, como envio de alimentos. "Vamos encontrar, junto com as entidades, a melhor forma de colocar em prática o que foi debatido na reunião. A dor de vocês é a nossa dor”, completa o prefeito. 

“Estimamos que vivem no Brasil cerca de 600 mil ucranianos ou descendentes. Agradecemos a prontidão em agir para nos ajudar. No Brasil já foram oferecidas melhores condições do que eles poderiam ter lá. É muito importante para o nosso povo sentir e perceber este apoio”, ressalta o embaixador. 

Participaram da reunião representantes da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL), Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) e Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas). Também estiveram presentes o deputado federal Marcel Van Hattem e o vereador Felipe Camozzato, além de secretários municipais.

Manuela Kuhn

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes