Prefeito reúne governo nesta sexta para avaliar contribuições sobre uso de máscaras

11/03/2022 08:24
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Prefeitura ouviu especialistas sobre o assunto na tarde desta quinta-feira

A Prefeitura de Porto Alegre promoveu, na tarde dessa quinta-feira, 10, um debate técnico sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras nos espaços ao ar livre. Nesta sexta-feira, 11, às 10h, o prefeito Sebastião Melo se reúne com a equipe técnica para examinar as contribuições dos especialistas e avaliar a flexibilização.

A videoconferência foi aberta pelo prefeito, que cumpre agenda em Brasília, e contou com a participação do prefeito em exercício Ricardo Gomes e dos secretários extraordinário para Enfrentamento da Covid-19, Cesar Sulzbach, e da Saúde, Mauro Sparta. Eles ouviram especialistas convidados de universidades e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Melo afirma que a gestão enfrenta a pandemia com responsabilidade, sempre com foco no equilíbrio entre saúde e atividades econômicas. “Em momentos cruciais, a Capital atuou de forma prudente e cancelou eventos de grandes aglomerações, como Réveillon, o que não se viu no litoral ou em outras regiões, em nível estadual”, ressalta o prefeito.

“Agora, felizmente diante de um cenário de retração da pandemia e com ampla cobertura vacinal, chegou o momento de avançar na reflexão sobre as máscaras sem demagogia e ideologia, mas com base nos dados da saúde e na ciência” - Prefeito Sebastião Melo.

Especialistas - A reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Pellanda, afirma que a queda nos indicadores é uma boa notícia e acredita que é possível flexibilizar o uso de máscaras em locais abertos. No entanto, reforça que pessoas não vacinadas e imunossuprimidas devem manter a proteção. Já em locais fechados, ela defende seguir com o uso. “Nos locais de trabalho as máscaras são muito importantes para evitar os surtos”, diz.

Para o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alexandre Zavascki, a retirada da obrigatoriedade da máscara em locais ao ar livre deve ser avaliada e só depois avançar em outras flexibilizações, como ambientes fechados.

Segundo o professor Fernando Rosado Spilki, da Feevale, o atual momento da pandemia se deve à vacinação. Em Porto Alegre, 95,4% da população acima de 5 anos recebeu, pelo menos, a primeira dose, conforme o Vacinômetro.

“Ambientes em espaços abertos e sem aglomeração será um alento. Por outro lado, é preciso educar as pessoas sobre a necessidade de uso para a parcela que necessita de mais cuidados. A liberação em ambientes fechados deve ser olhado com muita cautela”, diz.

Cenário - O coordenador da Vigilância em Saúde da SMS, Fernando Ritter, apresentou os dados epidemiológicos da Capital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve redução de casos confirmados pela sexta semana epidemiológica consecutiva, com níveis equivalentes a abril de 2021 e setembro de 2020. A Região 10, composta por Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha, apresenta a menor taxa de contaminação acumulada em sete dias, com 160 casos para cada 100 mil pessoas. A média do Estado é de 300.

Os pronto-atendimentos registraram queda de procura por quadros gripais, assim como os leitos de enfermaria e internações em UTI. “Os surtos em escolas também reduziram significativamente. Nesta última semana, foi registrado apenas um, menor número desde o início do ano passado”, completa Ritter.

O prefeito em exercício Ricardo Gomes destaca que a troca de informações é fundamental para prefeitura ter um cenário completo e bem desenhado para tomada de decisão. “Passamos por momentos muito distintos desde o início da pandemia e entendemos que esta é a oportunidade ideal para discussão. Nosso desejo é retornarmos a vida cotidiana mais perto da normalidade”, ressalta.

Também participaram o médico do Hospital São Lucas da PUC, Fabiano Ramos, o médico e pró-reitor de Inovação da UFRGS, Geraldo Jotz, a secretária adjunta da Saúde de Viamão, Michele Galvão, entre outros.

Acesse aqui a apresentação do cenário epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

 

 

 

Lissandra Mendonça

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes