Prefeito sanciona lei de desestatização da Carris

03/12/2021 16:15
Cesar Lopes/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Edital de desestatização da companhia deve ser lançado no primeiro trimestre do ano que vem

O prefeito Sebastião Melo sancionou nesta sexta-feira, dia 3, a lei que prevê a desestatização da Carris. Com a sanção o serviço continuará sendo público, porém operado por uma empresa privada, como já acontece com todas as capitais brasileiras. O edital que prevê a venda dos bens da companhia e a concessão das linhas operadas pela Carris deverá ser lançado em março de 2022. 

“A desestatização faz parte de uma série de medidas para melhorar o transporte público que faliu antes mesmo da pandemia. Além do pacote que inclui a redução das isenções, extinção gradual dos cobradores e repactuação com as concessionárias, estamos trabalhando em conjunto com outros prefeitos para que Estados e a União auxiliem com a criação do SUS do Transporte Público" - Prefeito Sebastião Melo 

Para os funcionários, além da realização de cursos de capacitação, a prefeitura trabalha com um Plano de Demissão Voluntária (PDV). 
 
Sobre o sistema - O custo da Carris é 21% maior do que o das outras empresas de ônibus, o que contribui para que a Capital tenha uma das passagens mais caras entre as capitais. Até o final deste ano a prefeitura terá aportado mais de meio bilhão para cobrir os prejuízos da Companhia.

 

Aline Rimolo

Lucas Barroso