Prefeito sanciona lei que institui o Dia do Mercadeiro

08/03/2022 12:39
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Data reconhece os trabalhadores do Mercado Público

O dia 3 de outubro, data do aniversário do Mercado Público, passará a ser o Dia do Mercadeiro. O prefeito Sebastião Melo e o vice Ricardo Gomes sancionaram, nesta terça-feira, 8, durante ato no Paço Municipal, a lei de autoria do Legislativo que institui a data. 

“Esse é um importante reconhecimento aos trabalhadores que ajudam a fazer história desse espaço que é a alma da cidade. O Mercado Público é um patrimônio histórico, mas, acima de tudo, um conjunto de histórias de vidas, as quais os mercadeiros fazem parte” - Prefeito Sebastião Melo. 

O vice-prefeito destacou o simbolismo desta sanção no ano em que Porto Alegre completa 250 anos. “Os mercadeiros merecem essa homenagem. As cidades devem suas histórias aos mercados”, afirma Gomes. 

O autor da lei, vereador Pablo Melo, ressaltou a importância do espaço para a cidade. “Esta é uma singela homenagem aos trabalhadores e sua história. O Mercado Público é uma mistura de sabor, cheiro e cor, nele há tons de religiosidade, cultura e boa gastronomia", disse.

Revitalização - Neste ano, o Mercado Público completa 153 anos. Desde o começo do governo, a gestão trabalha para realizar melhorias no espaço. A obra do segundo piso, mediante Termo de Conversão de Área Pública (TCAP) com a Multiplan, já está em andamento. Entre as benfeitorias está prevista a substituição das escadas rolantes, troca da rede elétrica e conserto dos elevadores. Além disso, começou no dia 22 de fevereiro a pintura externa do prédio com tintas doadas pela Suvinil e mão de obra contratada pelo município. 

Estiveram presentes no evento os secretários de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer; de Administração e Patrimônio, Andre Barbosa; de Inovação, Luiz Carlos Pinto; a presidente da Associação do Mercado Público, Adriana Kauer, e representantes de algumas bancas do local.

 

Aline Rimolo

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes