Prefeito saúda afrodescendentes em comemoração religiosa

16/09/2019 13:18
Luciano Lanes/PMPA
EXECUTIVO
Marchezan e primeira-dama, Tainá Vidal, cumprimentam Pai Paulinho do Xoroquê

O prefeito Nelson Marchezan Júnior e a primeira-dama do Município, Tainá Vidal, participaram, na noite desse domingo, 15, do 4º Jantar Afrodescendente, promovido pelo Pai Paulinho do Xoroquê, conhecido babalorixá do candomblé e da umbanda, na casa de festas Party Room. O homenageado foi o cantor, compositor e percussionista baiano Carlinhos Brown, que, além de artista, desenvolve na Bahia um trabalho de cunho social reconhecido mundialmente. Brown também é responsável pela criação de vários projetos, programas e grupos musicais que modificam a vida de crianças e jovens carentes de Salvador.

Conforme ressalta o prefeito, a data de realização do Jantar Afrodescendente é muito adequada, por estar dentro da semana das festividades farroupilhas. “É muito propícia esta data para nós, porque estamos no meio das comemorações da Semana Farroupilha, que marca uma guerra que aumentou ainda mais o débito dos gaúchos para com os negros, mas a gente mostra que hoje podemos conviver todos em harmonia e respeito”, afirma.

Luciano Lanes/PMPA
EXECUTIVO
Cantor, compositor e percussionista baiano Carlinhos Brown foi o homenageado da noite

Marchezan cumprimentou Pai Paulinho do Xoroquê pela realização do evento, que reuniu cerca de 300 pais, mães e filhos de santo. Também agradeceu pelo carinho com que o babalorixá trata a Prefeitura de Porto Alegre, seja lavando as escadarias ou levando boas energias ao Paço Municipal. “Tive o orgulho de abrir recentemente as portas da prefeitura para a imagem do Bará, que ficou por um período dentro do prédio público e agora irá para a Bahia”, lembra.

Pai Paulinho pertence há 39 anos à terreira da Mãe Baiana (Maria da Glória Martins), responsável por sua iniciação, aos 13 anos, na casa de religião que funciona desde os anos 1970 na rua Antenor Lemos, em Gravataí, e é uma das mais antigas em atividade no Brasil.

Orixá Bará (Santo Antônio) é o guardião do Mercado Público de Porto Alegre desde a sua fundação. A entidade simboliza abertura de caminhos e a fartura. Em 2018, no aniversário de 149 anos do Mercado Público, foi inaugurada no local a imagem dele, com 1,80 metro de altura, adquirida com doações da população. Está localizada no cruzeiro central do prédio, onde fica também uma mandala com sete chaves, representando os caminhos e encruzilhadas da vida.

Carlinhos Brown agradeceu a homenagem recebida no jantar e disse que levará esse momento para sempre em sua memória. No evento, também ocorreu um desfile de roupas afro da coleção da marca gaúcha Ewe Africanidades e de acessórios da marca Balangandas. Estiveram presentes os vereadores ldenir Cechin, Valter Nagelstein, Cláudia Araújo, Moisés Barboza e Luciano Marcantonio.


 

 

Ivani Schütz

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes