Prefeito Sebastião Melo visita Polo de Conteúdos Digitais de Málaga
O prefeito Sebastião Melo visitou, nesta terça-feira, 2, o Polo de Conteúdos Digitais de Málaga, entidade pública vinculada à Prefeitura de Málaga, na Espanha, voltada ao fomento do empreendedorismo e ao fortalecimento de um ecossistema ligado a videogames, realidade virtual, produção audiovisual e novas tecnologias criativas.
Instalado no complexo Tabacalera, antiga área industrial adaptada para abrigar iniciativas de inovação, economia criativa e tecnologia, o polo reúne formação, incubação de empresas, coworking, estúdios audiovisuais e programas voltados ao desenvolvimento de projetos nas áreas de videogames, realidade virtual, metaverso, audiovisual e entretenimento digital. No local, a comitiva da Prefeitura de Porto Alegre, acompanhada do reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, padre Sérgio Eduardo Mariucci, conheceu a estrutura e o modelo de atuação da iniciativa.
“Um ecossistema de inovação se constrói a partir da união entre prefeitura, iniciativa privada e universidades. Porto Alegre já está nessa jornada de oportunizar que os jovens possam transformar conhecimento em realidade, mas é sempre importante conhecer modelos internacionais consolidados, como é o caso de Málaga” - Prefeito Sebastião Melo.
Antes de conhecer o Polo de Conteúdos Digitais, a delegação se reuniu com representantes da Prefeitura de Málaga para trocar experiências sobre o uso de novas tecnologias na gestão pública. O encontro ocorreu no EDIT - Espacio Demostrador de Innovación y Tecnología, iniciativa vinculada à Prefeitura de Málaga e também instalada no complexo Tabacalera.
No EDIT, a comitiva conheceu iniciativas de cidade inteligente desenvolvidas pela Prefeitura de Málaga, entre elas uma rede com mais de 1,2 mil sensores voltados ao monitoramento de comportamentos urbanos, com aplicações em áreas como mobilidade, gestão dos espaços públicos e turismo.
“Em atendimentos de alta demanda, como ocorre nas prefeituras, precisamos tomar decisões baseadas em dados para saber o que vai melhorar a vida das pessoas. Os dados existem, mas precisam ser tratados e integrados para servirem como fonte de informação. Porto Alegre está nesse caminho, mas ainda temos muito a avançar”, explicou Luiz Carlos Pinto, secretário municipal de Inovação.
Acompanharam o prefeito, além do reitor da Unisinos, os secretários municipais de Inovação, Luiz Carlos Pinto, e de Comunicação, Luiz Otávio Prates; a chefe de Gabinete, Carolina Seeger; e a primeira-dama Valéria Leopoldino.
Ainda nesta terça-feira, 2, a comitiva segue para a capital espanhola, onde participará do South Summit Madrid, que começa na quarta-feira, 3.
Cristiano Vieira
