Prefeito viaja à Suécia e Dinamarca em busca de projetos sustentáveis e inovadores

08/05/2022 08:26

O prefeito Sebastião Melo viaja neste domingo, 8, para Dinamarca e Suécia em busca de projetos sustentáveis que possam ser implantados em Porto Alegre para cumprir o compromisso firmado na Cúpula Mundial do Clima, em Glasgow no ano passado, de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e zerar até 2050.

“Nossa expectativa é definir o modelo de plano de ação climática que esteja alinhado ao compromisso Race do Zero e estudar alternativas para despoluição de arroios e recuperação de áreas degradadas”, afirma Melo.

A convite da prefeitura de Malmo, na Suécia, Melo participa do Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais para a Sustentabilidade) entre os dias 11 e 13. Antes, o prefeito tem reuniões marcadas com  a prefeitura de Copenhague, na Dinamarca, para conhecer experiências bem sucedidas de desenvolvimento urbano e ambiental.

Em Malmo, além de participar do Congresso do ICLEI, a comitiva será recebida pela prefeita Katrin Stjernfeldt Jammeh e conhecerá projetos de sustentabilidade e novas tecnologias ambientais. A cidade de 350 mil habitantes, ao sul da Suécia, tem como objetivo ser totalmente abastecida com energia renovável até 2030.

No Congresso do ICLEI, o prefeito participará de painel, ao lado de representantes de Paris, Hungria, Equador e Malmo. Ele irá apresentar ações que a Capital gaúcha tem implantado para reduzir a emissão de poluentes e buscar o desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável.

Referência em urbanismo -  Copenhague é mundialmente conhecida pela cultura da bicicleta e tem como principal expoente o arquiteto e urbanista Jan Gehl, autor do livro “Cidades para Pessoas”. A comitiva visitará o escritório do urbanista e percorrerá a cidade em busca de referências para Porto Alegre. Um exemplo é o programa de recuperação de canais e rios, antes poluídos por atividades industriais e dejetos das residências.

Integram a comitiva os secretários do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, e da Comunicação, Luiz Otávio Prates, a diretora de Políticas e Projetos de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini, e o diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann.

O presidente da Câmara Municipal, Idenir Cecchim, assumirá a prefeitura no período em que Melo estiver em viagem e o vice-prefeito Ricardo Gomes em férias. Melo retorna no sábado, 14.

 

 

Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes