Prefeito visita famílias que saíram da Nazaré para novas casas

11/11/2019 15:21
Joel Vargas / PMPA
executivo
Marchezan ouviu depoimentos sobre o que está dando certo e o que ainda precisa ser melhorado

Ruas com calçamento, casas e apartamentos com sala, quartos, cozinha e banheiro. Esgoto canalizado, água na torneira e até aquecimento solar para esquentar o banho. A vida de 128 famílias que já estão morando no condomínio Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi, é bem diferente da que era enfrentada por eles há décadas na Vila Nazaré. Nesta segunda-feira, 11, o prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou várias dessas famílias realocadas e colheu depoimentos para entender o que está dando certo e o que precisa ainda melhorar. “Aqui, as pessoas têm um endereço, uma casa em seus nomes, e, principalmente, uma infraestrutura adequada, diferente da insalubre e insegura Nazaré. Este é um espaço humanizado para serem de fato felizes”, disse o prefeito.

Entre os novos moradores, está Joana Alves, que vivem com a família em uma das casas. “É um sonho realizado. Eu achava que teria uma casinha só no céu, e tenho agora uma  casinha ainda em vida”, disse ela ao prefeito. “Na Nazaré, meu limite era o portão. Eu não podia andar pela rua como faço agora”, contou a cadeirante Vera Regina Monteiro, primeira moradora a receber as chaves da casa nova.

No total, 364 famílias serão transferidas para este loteamento e outras 936 vão para o loteamento Irmãos Maristas, também na Zona Norte de Porto Alegre. As unidades possuem dois dormitórios, e as casas e apartamentos térreos são acessíveis para pessoas com deficiência e têm um pequeno pátio externo nos fundos. O diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Mario Marchesan, explica que ainda neste mês haverá uma nova fase de transferência das famílias que ainda estão na Nazaré. “Antes do final do ano, faremos a mudança de quase a totalidade delas”, ressalta. “Elas estão ansiosas para que comece logo a mudança, e isso para nós é motivo de alegria, porque a gente está vendo a qualidade de vida que as famílias já transferidas estão levando aqui", frisa o superintendente de Ação Social e Cooperativismo do Demhab, Emerson Corrêa.

O vereador Mauro Pinheiro também participou da visita “Foi emocionante ver pessoas que viviam em condições tão difíceis na Vila Nazaré estarem agora em suas casas novas, com infraestrutura muito superior. Poder ajudá-las nos traz uma grande satisfação”, afirma.

Alguns espaços comerciais serão entregues nos próximos dias. A coleta domiciliar de lixo orgânico começa nesta terça-feira, 12, e a seletiva, na quarta, 13. A prefeitura trabalha para assegurar que, nos dois empreendimentos, as famílias tenham acesso à creche, escola e a posto de saúde. Para o funcionamento da escola de educação infantil, a prefeitura realizou chamamento público. A entidade vencedora é a Ieman, que deve oferecer 112 vagas no próximo ano letivo. Nas proximidades, os moradores já contam com a Unidade de Saúde Ramos, com atendimento até as 22h. Outra unidade, mais próxima, será instalada em breve.

  

 

Elisandra Borba

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes