Prefeito visita Morro da Cruz e conhece projetos na área da sustentabilidade em escolas

11/09/2021 16:30
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Melo observou que começar pelas escolas é a certeza do êxito da conscientização ambiental da população

O prefeito Sebastião Melo visitou neste sábado, 11, as escolas municipais Judith Macedo de Araújo e Morro da Cruz, na Zona Leste, que foram contempladas com placas fotovoltaicas para captação de energia solar e biodigestor para transformar resíduos orgânicos em gás de cozinha. 

 “Esse é um caminho que temos que percorrer e começar pelas escolas é a certeza do êxito da conscientização ambiental da população. Queremos que essa seja uma política permanente. Nós buscamos ampliar essa ação, através de outros projetos que temos em andamento, como por exemplo a criação do IPTU Verde” - Prefeito Sebastião Melo. 

Porto Alegre é uma das duas capitais brasileiras escolhidas para participar de projeto-piloto de planejamento climático, gerido pelo Google.org e implementado pela ONG Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) América do Sul no Brasil. “A iniciativa busca ideias inovadoras e com potencial de impacto local na mitigação de gases de efeito estufa”, explica o secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade. Germano Bremm.

Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Placas e biodigestor devem reduzir em 70% a conta de energia elétrica e em duas horas diárias de consumo de gás de cozinha

Além do benefício ambiental, as placas e o biodigestor nas escolas devem reduzir em 70% a conta de energia elétrica e em duas horas diárias de consumo de gás de cozinha. O projeto, gerido pela ONG Ciupoa (Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre), recebeu R$ 600 mil para implantação dos equipamentos.

“Estamos colhendo dados anteriores e posteriores para avaliar as vantagens de ter uma cidade mais saudável. Acreditamos que isso vai ser a grande mudança, principalmente vindo de uma comunidade no Morro da Cruz”, afirma a diretora-presidente do Ciupoa, Tânia Pires.

“Este projeto vai contribuir para nosso propósito de sermos uma escola com emissão zero de carbono. Nossos alunos enxergam as placas e o biodigestor e trabalham em algo concreto para a compreensão de sustentabilidade”, comemora a diretora da escola Judith Macedo de Araújo, Gislaine Coutinho.

Turismo periférico - Além da ação desenvolvida nas instituições de ensino, Melo conheceu o projeto Turismo Periférico, desenvolvido por Michel Couto, uma das lideranças do Morro da Cruz. O projeto visa à criação de uma rota turística levando ao desenvolvimento local, geração de emprego e renda, tirando o estigma de que os bairros periféricos não podem ser frequentados. Depois da apresentação sobre como está estruturado o turismo periférico, o prefeito, secretários municipais, vereadores e membros da comunidade caminharam pela comunidade até a Cruz localizada na região, a qual seria um dos grandes atrativos do roteiro proposto. 

Também participaram do roteiro pelo Morro da Cruz a secretária adjunta do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Camila Nunes, a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade, Rovana Reale Bortolini, a secretária Municipal de Educação, Janaina Audino, os secretários municipais de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, e os vereadores Claudia Araújo e Claudio Janta.

  

 

Aline Rimolo e Carla Bisol

Andrea Brasil