Prefeito vistoria áreas atingidas pelas chuvas na Capital

08/07/2020 20:50
Jefferson Bernardes / PMPA
EXECUTIVO
Marchezan esteve em dois locais da Zona Sul na tarde desta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira, 8, o prefeito Nelson Marchezan Júnior vistoriou áreas atingidas pelas chuvas das últimas 48h na Capital. Na Zona Sul, uma das regiões mais afetadas, o prefeito acompanhou de perto o trabalho das equipes do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae), do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da Defesa Civil.

Desde a madrugada de terça-feira, 7, até a manhã desta quarta-feira, Porto Alegre registrou 123,4 mm de chuva. De acordo com a Defesa Civil, a média histórica do mês de julho é de 135,85 mm, nos últimos 17 anos. Com o alto volume de chuva,  acúmulo de lixo, entulhos e troncos,  o Arroio Cavalhada transbordou. Foi necessária a utilização de uma retroescavadeira para limpar o valão da rua Padre Ângelo Corso, no bairro Cristal.

"Porto Alegre sofre há anos com a falta de drenagem. Estamos empenhados em ações conjuntas com as equipes da prefeitura para minimizar os efeitos das chuvas e na busca de melhores condições aos moradores. Nosso próximo passo é fazer a dragagem do Arroio Cavalhada, em boa parte de 700 metros de extensão" - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Acompanhado do secretário-adjunto de Relações Institucionais, Mario Santa Maria, o prefeito foi recebido pela conselheira do Orçamento Participativo (OP), Jurema Barbosa Silveira, que relatou as condições dos moradores atingidos. No local, equipes do Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crips) entregaram cestas básicas, colchões e roupas recebidas pela Campanha do Agasalho da prefeitura.  “Estamos unindo esforços de todas as equipes da prefeitura para fazermos as entregas e tentar minimizar os impactos das chuvasâ€, reforçou o secretário-adjunto,Mario Santa Maria.

Em outra região da Zona Sul, no bairro Cavalhada, atingida pela cheia do Arroio Cavalhada, o prefeito conversou com moradores e ouviu as demandas da comunidade. A Defesa Civil também fez a entrega de colchões, alimentos e roupas.

Em 2019, de junho a setembro, foram removidas 5.740 toneladas do arroio. Ainda neste mês, a prefeitura inicia os serviços de dragagem de lixo, entulhos e troncos no Arroio Cavalhada.O novo contrato prevê a dragagem do arroio,  da avenida Icaraí até a rua Padre  Ângelo Corso, incluindo a confluência do Arroio Passo Fundo, no trecho de 425 metros de extensão.
 

Luciana Mismas

Fabiana Kloeckner