Prefeito vistoria demandas da comunidade na Região Norte
Durante toda a manhã da sexta-feira, 13, o prefeito Sebastião Melo, secretários e técnicos participaram do Mais Comunidade na Região Norte. Junto com lideranças, os representantes da prefeitura percorreram pontos dos bairros Sarandi e Santa Rosa de Lima, que compõem a região 5 do Orçamento Participativo (OP). A vistoria é a segunda realizada após a rodada de assembleias deste ano e busca verificar as solicitações que foram apresentadas pelos moradores nas suas manifestações. (fotos)
“Foi uma caminhada produtiva em que enfrentamos a realidade das comunidades da região Norte, que precisa de atenção e investimentos. As demandas são muitas e temos o importante papel de ouvir a população, agir dentro do que cabe no orçamento e sempre priorizar o diálogo com transparência, um dos principais pilares do nosso governo†– Prefeito Sebastião Melo.
Uma demanda antiga da região é a reforma e reabertura das piscinas do Centro de Comunidade da Vila Elizabeth (Cecove). O secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores, informou que o local receberá algumas intervenções de manutenção na rede elétrica, no telhado, na pavimentação, e a reforma dos vestiários. Segundo a secretária de Esporte e Juventude, Débora Garcia, a retomada das atividades passará por análise técnica. “Está sendo feita uma avaliação das estruturas da piscina, do entorno, e das áreas de convivência, para efetuar possÃveis manutenções no sentido de garantir o retorno pleno do local que, há mais de sete anos, está fechado devido a um caso de vandalismoâ€, destacou a titular da Smelj
A Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha também passará por reforma. Haverá a execução de calçadas, remoção de raÃzes, colocação de piso laminado e impermeabilização. Outro espaço que receberá melhorias é a Unidade Básica de Saúde Ramos (US Ramos), com pavimentação e cobertura da área externa do pátio. Além disso, serão analisadas a remoção de uma árvore e a alteração do trânsito da via de mão dupla para mão única.
Na Vila Minuano, foram solicitados diversos pontos de iluminação e a regularização do fornecimento de energia elétrica em residências. A CEEE Equatorial fará a instalação de postes para a colocação de iluminação pública pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB). A comunidade também receberá uma obra de drenagem em trecho da rua Francisco de Medeiros, que será realizada pelo Departamento de Ãgua e Esgotos (Dmae), para posterior asfaltamento pela SMSURB. No local uma ponte também passará por manutenção e será feito estudo pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) sobre a construção de uma nova travessia.
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, vai se reunir com representantes da Vila Ipê São Borja, Vila Dique e, também, com os venezuelanos que ocupam a área, nas próximas semanas para dialogar com as comunidades e encaminhar demandas habitacionais.
Demandas do OP – Após a rodada do OP 2022, o prefeito determinou a realização de vistorias ou reuniões nas 17 regiões da cidade. A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação PolÃtica (Smgov), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras, organiza as agendas e faz o acompanhamento das providências. Após a rodada do OP 2023, que ocorreu em julho e agosto deste ano, o prefeito já realizou vistoria na região Humaitá-Navegantes. As demandas das demais regiões também serão contempladas.
Â
Lissandra Mendonça