Prefeitos da Granpal debatem os desafios da mobilidade urbana

24/06/2021 14:06
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melo presidiu o encontro que ocorreu no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo

Os desafios da mobilidade urbana foram um dos temas abordados na reuni√£o da Associa√ß√£o dos Munic√≠pios da Regi√£o Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), que ocorreu nesta quinta-feira, 24, no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo. O encontro foi coordenado pelo prefeito e presidente da entidade, Sebasti√£o Melo, que defendeu a integra√ß√£o do sistema de transporte p√ļblico entre os munic√≠pios vizinhos.

¬†‚ÄúComo o atual modelo de transporte urbano faliu, estamos debatendo e construindo alternativas para termos um novo sistema de mobilidade, capaz de integrar os diferentes modais entre as cidades com qualidade no servi√ßo ofertado ao cidad√£o‚ÄĚ, afirmou Melo.

Durante o encontro, os gestores tamb√©m trataram sobre a proposta para BR-116, que prev√™ novas obras e interven√ß√Ķes para qualificar a locomo√ß√£o e transporte na Grande Porto Alegre, assim como atua√ß√£o da Metroplan na regi√£o. Os prefeitos ainda falaram sobre os desafios do novo marco regulat√≥rio do saneamento, que ser√° tema de um semin√°rio da entidade. A pr√≥xima assembleia itinerante da Granpal ser√° no dia 29 de julho em Sapucaia do Sul.

Tamb√©m participaram da reuni√£o os prefeitos e vice de Novo Hamburgo, F√°tima Daudt e M√°rcio L√ľders; Jairo Jorge (Canoas); Ary Vanazzi (S√£o Leopoldo); Rodrigo Battistella (Nova Santa Rita); Marcelo Maranata (Gua√≠ba); Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul); Paulo Corr√™a (Glorinha), al√©m do vice-prefeito de Esteio, Jaime da Rosa;¬†superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Delmar Pellegrini Filho;¬†e o superintendente da Metroplan, Jos√© Sperotto.

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça