Prefeitos debatem compra de insumos e medicamentos em consórcio da Frente Nacional de Prefeitos
Em Aracaju/SE para a 81ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito Sebastião Melo assumiu oficialmente nesta quinta-feira, 25, como vice-presidente da Região Sul do Consórcio Conectar. A posse do conselho de prefeitos do consórcio ocorreu no primeiro evento presencial da entidade desde o inÃcio da pandemia. A FNP reúne até esta sexta-feira, 26, prefeitos e gestores de 120 municÃpios na capital sergipana.
A primeira parte da programação foi dedicada a debater as estratégias da compra compartilhada de insumos e medicamentos para a área da Saúde. Criado em março, o Conectar reúne hoje mais de duas mil cidades no paÃs. A primeira compra de insumos médico-hospitalares teve pregão eletrônico de captação de fornecedores em outubro e chegou a valores 40% mais baixos que os preços de referência.
O próximo edital será publicado em dezembro, para compra de medicamentos. Melo afirma que a prefeitura de Porto Alegre deverá se incorporar à s aquisições, naqueles procedimentos que se ajustarem à s necessidades locais. “Acredito muito no formato de consórcio para conquistar mais benefÃcios para as cidades. Em Porto Alegre, nossa equipe técnica já está trabalhando para viabilizar a participação nas compras, especialmente neste perÃodo em que os preços aumentaram de forma absurda diante da pandemiaâ€, reforça o prefeito.
À tarde, a plenária dos gestores municipais, liderada pelo prefeito de Aracaju e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, discutiu a agenda polÃtica estratégica dos municÃpios junto ao Congresso Nacional.
Nesta sexta-feira, às 9h, o prefeito Sebastião Melo, que está acompanhado do secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, participa do painel sobre o financiamento do transporte público.
Â
Â
Fabiana Kloeckner