Prefeitos debatem compra de insumos e medicamentos em consórcio da Frente Nacional de Prefeitos

25/11/2021 16:50
Carol Seeger/GP PMPA
EXECUTIVO
Melo assumiu como vice-presidente da Região Sul do Consórcio Conectar

Em Aracaju/SE para a 81ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito Sebastião Melo assumiu oficialmente nesta quinta-feira, 25, como vice-presidente da Região Sul do Consórcio Conectar. A posse do conselho de prefeitos do consórcio ocorreu no primeiro evento presencial da entidade desde o início da pandemia. A FNP reúne até esta sexta-feira, 26, prefeitos e gestores de 120 municípios na capital sergipana.

A primeira parte da programação foi dedicada a debater as estratégias da compra compartilhada de insumos e medicamentos para a área da Saúde. Criado em março, o Conectar reúne hoje mais de duas mil cidades no país. A primeira compra de insumos médico-hospitalares teve pregão eletrônico de captação de fornecedores em outubro e chegou a valores 40% mais baixos que os preços de referência.

O próximo edital será publicado em dezembro, para compra de medicamentos. Melo afirma que a prefeitura de Porto Alegre deverá se incorporar às aquisições, naqueles procedimentos que se ajustarem às necessidades locais. “Acredito muito no formato de consórcio para conquistar mais benefícios para as cidades. Em Porto Alegre, nossa equipe técnica já está trabalhando para viabilizar a participação nas compras, especialmente neste período em que os preços aumentaram de forma absurda diante da pandemia”, reforça o prefeito.

À tarde, a plenária dos gestores municipais, liderada pelo prefeito de Aracaju e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, discutiu a agenda política estratégica dos municípios junto ao Congresso Nacional.

Nesta sexta-feira, às 9h, o prefeito Sebastião Melo, que está acompanhado do secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, participa do painel sobre o financiamento do transporte público.

 

 

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner