Prefeitos discutem soluções para desenvolver municípios metropolitanos

02/06/2023 16:41
Gabriel Rodzinski/Divulgação / PMPA
Executivo
Melo disse que os gestores irão cobrar do governo estadual uma proposta efetiva para o transporte na região

O prefeito Sebastião Melo participou, nesta sexta-feira, 2, da reunião de imersão da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), em Santo Antônio da Patrulha. Na pauta da entidade que defende os interesses da região, os gestores municipais discutiram assuntos como saúde, integração do transporte metropolitano, educação e reforma tributária. Atualmente, os municípios que compõem o bloco representam 33% da população gaúcha e 38% das riquezas do estado.

A mobilidade urbana, um dos grandes desafios metropolitanos, foi um dos principais temas que nortearam o encontro. A Granpal se comprometeu a criar um sistema único de bilhetagem eletrônica dos municípios que facilite a vida dos usuários e permita novas possibilidades de integração. "A situação não pode continuar como está enquanto os municípios estão no olho do furacão. Os governos federal e estadual também têm que vir para este jogo. Vamos cobrar do governo estadual a apresentação de uma proposta efetiva para o transporte metropolitano", enfatiza Melo.

Os gestores também manifestaram preocupação com os prejuízos que a reforma tributária pode causar nos cofres públicos municipais se for extinto o Imposto Sobre Serviços (ISS), principal fonte de arrecadação municipal. Melo defende uma reformulação do sistema tributário simplificada, que garanta equidade e preserve a saúde econômica dos municípios. "Temos unidade entre nós prefeitos de que o melhor caminho é o que não reduz a autonomia financeira dos municípios e que não represente a precarização dos serviços oferecidos à população", finaliza.

O encontro teve a presença dos prefeitos de Nova Santa Rita, Rodrigo Amadeo Battistella (presidente); Esteio, Leonardo Pascoal; Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo; Canoas, Jairo Jorge; Guaíba, Marcelo Maranata; Taquari, André Brito; Triunfo, Murilo Machado; Viamão, Nilton Magalhães; Glorinha, Paulo Corrêa; e Arroio dos Ratos, Paulo Azzi.

 

Gonçalo Valduga

Gilmar Martins