Prefeitura alinha estratégias para qualificar atendimento à população de rua

11/05/2023 13:08
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Prefeito Sebastião Melo participou da reunião

A ampliação e qualificação da rede de atendimento a pessoas em situação de rua foram temas de uma reunião de trabalho, na manhã desta quinta-feira, 11, no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela. O encontro contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e de equipes técnicas das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Segurança, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e representantes da rede parceira.

Segundo Melo, o atendimento de pessoas em situação de rua é um dos principais desafios enfrentados pela gestão municipal. "Estamos ouvindo os servidores e parceiros responsáveis pela abordagem e acolhimento nas ruas para superar este problema. Porto Alegre sempre executou um trabalho de ponta, mas precisamos qualificar nossas estratégias", afirma o prefeito.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, afirma que o alinhamento entre as políticas e equipes que atuam sistematicamente nas ruas fortalece o Plano Ação Rua. “Não queremos pessoas na situação de rua, toleramos o tempo que elas precisam para fazer a transição, mas o objetivo não é ajudar a ocorrência’’, diz Voigt.

Acompanhamento - Atualmente, a Central de Abordagem contabiliza, em média, mais de 1,1 mil pessoas abordadas por mês na cidade. São 2,5 mil pessoas identificadas em situação de rua, acompanhadas pelas equipes ou que acessam os serviços por meio dos Centros POP, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, albergues e Consultório de Rua.

O presidente da Fasc, Tiago Simon, destaca a importância das ações articuladas com uma equipe multidisciplinar para o sucesso em acompanhamentos nas regiões mais críticas. “Juntos, avançaremos nessa política de proteção social”, completa Simon.

De acordo com as equipes de abordagem social, o tempo de cada pessoa é respeitado e a intervenção socioeducativa busca a construção contínua com início, meio e fim, em especial, na interface com outras áreas, como a de saúde. “As questões de saúde mental, emprego, renda e uso de substâncias psicoativas têm se agravado. Por isso, a importância de intensificar a articulação com a saúde”, enfatiza a articuladora institucional Equipe Sul Centro Sul Rede Calábria, Daniela Soares.

Como acionar a Central de Abordagem e os serviços de acesso espontâneo às pessoas em situação de rua:

Central de Abordagem - Disque 156 opção 7

Rede de atendimento noturno
Albergue Dias da Cruz: albergue 12h - avenida Azenha, 366 - Azenha
Albergue Acolher 1 - albergue 12h - rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim
Albergue Acolher 2 - albergue 12h - rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Rede de atendimento diurno
Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.
Centro POP 1 - Santana - avenida João Pessoa, 2384, Farroupilha
Centro POP 2 - Floresta - rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta
Centro POP 3 - Navegantes - avenida França, 496, Navegantes

Restaurantes Populares - almoço
Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
Zona Norte: rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)

Evelize Fabricio

Lissandra Mendonça

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