Prefeitura anuncia adoção de rótula e doação para reforma na Praça Zeno Simon

30/03/2021 15:59
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melo destaca que a prefeitura quer mais parcerias em outros projetos de urbanismo

A prefeitura anunciou, nesta terça-feira, 30, a adoção da rótula Darcy Marcos de Alencastro, no bairro Petrópolis, e a doação de materiais para reforma de sanitários na Praça Zeno Simon, no bairro Guarujá. As parcerias foram firmadas com base no regramento da Cartilha de Adoções e Doações, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Parcerias e divulgada na última semana. A publicação traz todas as orientações aos interessados em adotar espaços públicos, fazer doações de materiais ou colaborar com serviços e projetos.

Para o prefeito Sebastião Melo, o ato desta terça-feira foi singelo, mas carregado de muito simbolismo. “Não tem cidade melhor se não tiver uma profunda parceria solidária com as suas forças. Queremos que mais pessoas se somem a essas ações”, afirmou. Melo enfatizou que a prefeitura está totalmente aberta a novos projetos desse tipo. “Parceria pode ser do canteiro de rua ao Parque  Harmonia, não importa. Sejam grandes ou pequenas intervenções, todas são fundamentais para a cidade.”

A adoção da Rótula Darcy Marcos de Alencastro foi feita em nome da empresa Alencastro Corretora de Seguros e Imóveis Ltda. pelo período de dez anos. O espaço, entretanto, será cuidado por João Carlos Bragé de Alencastro e João Carlos Grassi de Alencastro, filho e neto do empresário homenageado com o seu nome na rótula. “Assinar o termo de adoção nesta semana tem um valor muito importante, já que meu pai faria 95 anos no dia 23 de março. Para o local, estamos prevendo um projeto de paisagismo e pintura. Não iremos mexer no butiazeiro do local, pois ele tem um grande valor sentimental para nossa família”, disse Bragé.

Praça - Para melhorias nos sanitários da Praça Zeno Simon, no bairro Guarujá, foram doados aproximadamente R$ 15 mil em materiais pelo Supermercado Santa Rita. A prefeitura vai receber latas de tinta, placas de identificação, luminárias, chuveiros, elementos podotáteis para rampa de acesso e escadas, portas e torneiras, entre outros itens para a reforma completa dos sanitários. “Apoio essa ideia e espero que, assim como eu, muitos outros empresários possam ajudar para podermos melhorar a nossa Porto Alegre”, frisou o coordenador de operações da rede, Danilo Tiziani. 

A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, destacou que o evento marca as primeiras parcerias do modelo simplificado implementado pela prefeitura para viabilizar as parcerias comunitárias. “Estamos preparando a cidade para os 250 anos e queremos que ela fique mais bonita, com a colaboração de todos os porto-alegrenses”, disse.

Participaram do evento os secretários municipais de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro; de Serviços Urbanos, Marcos Filipe; de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo; de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schimer; e de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

 

 

 

Aline Rimolo e Bruno Bertuzzi

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes