Prefeitura anuncia novos secretários de Meio Ambiente e Segurança

07/06/2019 15:31

Seguindo a reforma do secretariado implementada desde março, o prefeito Nelson Marchezan Júnior anunciou, nesta sexta-feira, 7, a troca de comando na Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade e o novo titular da Secretaria de Segurança. O advogado e assessor técnico da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Germano Bremm, assume o Meio Ambiente e Sustentabilidade no lugar de Maurício Fernandes. A bióloga Viviane Diogo assume no cargo de secretária-adjunta da pasta, no posto que era ocupado por José Luiz Fernandes Cogo, que permanece no governo em outra função estratégica ainda a ser definida.

Na Segurança, assume o vereador Rafael Bernardo de Oliveira, mais conhecido como Rafão Oliveira, no lugar da delegada Cláudia Rocha, que estava como interina desde o ano passado. O adjunto será o coronel Solon Brum Beresford, ex-diretor do Centro de Comando Integrado (Ceic). Na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, o adjunto Marcelo Gazen assume interinamente o comando da pasta com o retorno do vereador Luciano Marcantônio à Câmara de Vereadores. 

“Agradeço muito a contribuição dos secretários para desenvolver políticas públicas em favor de 1,5 milhão de porto-alegrenses. Cada um dos secretários deixou a sua marca para construirmos uma Porto Alegre melhor de se viver”, diz Marchezan. 

Sobre os novos nomes do secretariado, o prefeito afirma que todos têm conhecimento e experiência para implementar os projetos que a cidade precisa. As mudanças seguem uma readequação das secretarias às novas composições dos governos federal e estadual. Outros postos com interinos terão titulares anunciados nos próximos dias.

“Temos muitos legados na área de segurança, mas o principal deles é o cercamento eletrônico interno da cidade, com câmeras instaladas em pardais e lombadas eletrônicas, em pleno funcionamento e diminuindo o roubo e o furto de veículos em Porto Alegre”, diz Cláudia Rocha. “Sou muito grata ao aprendizado adquirido na prefeitura”, completa.

Maurício Fernandes destaca alguns dos diversos avanços na área do Meio Ambiente e Sustentabilidade na Capital. “Tiramos alguns esqueletos do armário. Conseguimos liberar licenças que estavam há mais de dez anos em análise (Shopping Belvedere, Estaleiro Só e Cais Mauá). Reduzimos pela metade o passivo de processos em licenciamento. Tudo isso tendo por base duas palavras, previsibilidade (jurídica) e equilíbrio (evitando radicalismos)”, ressalta. 

Durante mais de dois anos como secretário, Fernandes liberou licenças na construção civil que geraram R$ 5 bilhões em investimentos e 25 mil empregos. “Otimizamos e padronizamos os ritos burocráticos, facilitando a emissão de licenças para empreendimentos na cidade”, cita. Fernandes ainda salienta a aprovação da lei do solo criado e a nova lei de concessões de parques, que abre caminho para um novo modelo de gestão. “Tivemos a maior adoção de um parque em Porto Alegre pela Uber, que ficou responsável pela Orla Moacyr Scliar”, lembra, acrescentando que é "muito grato ao prefeito pela oportunidade de trabalhar por Porto Alegre".

“Me sinto honrado por ter participado de realizações fundamentais para Porto Alegre, como a entrega da revitalização da orla do Guaíba, a retomada das obras de mobilidade, bem como início das obras de macrodrenagem do arroio Areia”, diz Luciano Marcantônio.

Conheça os novos secretários e adjuntos

Germano Bremm: Advogado, assessor técnico na Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, pós-graduado em Direito Imobiliário, em Direito Ambiental e Direito Público, com ênfase em Direito Urbanístico. Já atuou nos cargos de assessor jurídico e secretário em exercício de Urbanismo de Porto Alegre.

Viviane Diogo: Bióloga, pós-graduada em Nível de Especialização – MBA em Gestão Empresarial. Tem mais de 20 anos de experiência na área ambiental. Atuava como diretora-geral na Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre; foi  secretária do Meio Ambiente de São Leopoldo (2015-2016); diretora do Consórcio Público de Saneamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Prosinos (2013-2015) e diretora executiva da Ilsa Brasil Indústria de Fertilizantes (2009-2013).

Rafael Bernardo de Oliveira: Vereador e policial civil. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Ulbra;  inspetor de Polícia; instrutor de uso de arma de fogo e defesa pessoal, e de prática de operações policiais na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Também foi instrutor do curso de Operações Especiais de Santa Catarina e atuou na Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Canoas, no Departamento Estadual de Investigação Criminal, nas delegacias de Furto de Veículos e Roubo a Banco, na Divisão de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Segurança Pública do Estado, na proteção de promotores de Justiça da Vara do Júri, no Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico e no Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre.

Coronel Solon Brum Beresford: Coronel da Brigada Militar e coordenador do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre. Foi comandante do 4º Regimento de Polícia Montada – Regimento Bento Gonçalves; chefe de Operações da Brigada Militar – Planejamento Tático Operacional da Copa do Mundo de 2014; comandante de Companhia no 1º e 11º BPM; comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate); comandante da Organização de Polícia Militar da Região Metropolitana; e subcomandante da Academia de Polícia Militar, entre outras posições de destaque na Brigada Militar. 

  

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes