Prefeitura apresenta programa de crédito a juro zero para agentes culturais
O Programa Mais Crédito Juro Zero foi apresentado nesta segunda-feira, 17, em evento no Teatro Fuga, no Centro Histórico. Serão disponibilizados R$ 1 milhão em microcrédito sem juros para empreendedores culturais da Capital, formais ou informais, investirem em seus negócios. O objetivo é impulsionar a geração de renda dos profissionais que integram a cadeia produtiva da cultura e da economia criativa em Porto Alegre.
"A nossa gestão está comprometida com a descentralização da cultura. Dentro dos limites orçamentários, seguiremos em busca de soluções para facilitar a vida dos empreendedores. Economia criativa e cultura são elementos essenciais para a vida de uma cidade" - Prefeito Sebastião Melo.
A ação será conduzida pela Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). Os recursos poderão ser utilizados livremente, seja para comunicação e marketing, cursos de aperfeiçoamento e qualificação e aquisição de equipamentos, materiais e insumos, entre outros.
O Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, destacou as vantagens para o agente cultural. "Centenas de empreendedores poderão ser beneficiados. É um programa voltado para artistas, músicos, bailarinos, que precisam comprar seus instrumentos, qualificando e fortalecendo seu trabalho. O que se pretende é promover o crescimento da economia local, a inclusão social e a geração de emprego e renda para o segmento cultural da cidade", afirmou.
"Muitas vezes, os bancos não oferecem juros atraentes. Com este programa, a Prefeitura disponibiliza uma excelente oportunidade ao pequeno empresário do setor", complementou o secretário municipal adjunto do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Douglas Martelo.
Funcionamento - Cada empreendedor estará apto a solicitar R$ 15 mil divididos em três etapas. Na primeira tomada de crédito, serão R$ 4 mil. Após a quitação desta, mais R$ 5 mil. Depois, mais R$ 6 mil. O pagamento poderá ser feito em até 12 parcelas. Os juros das transações são subsidiados pela prefeitura, apenas para os adimplentes.
Requisitos - Para liberar o crédito, será preciso acessar o site da prefeitura e preencher um cadastro simples. O faturamento anual não pode superar R$ 82 mil ao ano. O solicitante não pode ter débitos de impostos municipais nem restrição de crédito, e precisa apresentar um também sem restrições. Os documentos necessários variam de acordo com a instituição financeira contratada.
Documentos
- RG, CPF (ou CNH);
- RG, CPF (ou CNH) do cônjuge (se houver);
- Comprovante de residência atualizado;
- CNPJ;
- Avalista.
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Cristiano Vieira