Prefeitura assina contrato de voluntariado com o consultor Paulo Uebel

27/08/2021 11:40
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Termo de adesão foi assinado na manhã desta sexta-feira

Com experiências de gestão na Prefeitura de São Paulo e no Ministério da Economia, o consultor porto-alegrense Paulo Uebel agora é oficialmente um voluntário da Prefeitura de Porto Alegre. O termo de adesão ao serviço voluntário foi assinado na manhã desta sexta-feira, 27, em ato na Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço Municipal.

Uebel irá trabalhar com a gestão na definição de processos e estratégias de desburocratização para qualificar as entregas de serviços e projetos. "Me sinto honrado em contribuir com a nossa cidade. Estarei aqui para servir ao lado de vocês. O trabalho voluntário enobrece e eu aproveito para convidar outros cidadãos para que também ajudem e se somem", afirma o consultor.

"O Paulo é um porto-alegrense que nos honra muito pelas contribuições que têm dado à sociedade. Toda essa experiência vai nos ajudar a desfazer amarras na administração e apontar caminhos para inovar, simplificar processos e reverter em entregas mais ágeis na ponta. Gratidão por ter aceito o nosso convite", reforça o prefeito Sebastião Melo.

"Conhecemos o trabalho extraordinário do Paulo Uebel. Teremos bastante trabalho pela frente, pois sabemos que as demandas são infinitas e os recursos limitados", diz o vice-prefeito Ricardo Gomes.

O contrato tem prazo de um ano, podendo ser prorrogado por igual período e conta com cláusula de sigilo de todas as informações relativas à administração pública às quais o voluntário possa ter acesso. Conforme o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, o contrato é uma alternativa jurídica amparada pela Lei Federal 9608/1998, que trata da prestação de serviços voluntários para a administração pública. 

“Receberemos um apoio muito importante nos processos de transformação digital, desburocratização e modernização da gestão pública. Será um marco este ato simbólico, no momento em que estamos retomando gradualmente a economia, tão afetada pela pandemia. Esperamos que outros porto-alegrenses queiram contribuir para reerguer a nossa cidadeâ€, destaca.

Trajetória - Paulo Uebel é formado em Ciências Jurídicas e Sociais, especialista em direito tributário, financeiro e econômico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e especialista em liderança global pela Georgetown University. Possui mestrado em administração pública pela Columbia University, em Nova York. Foi secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (2019-2020) e secretário municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo (2017-2018).

Carolina Seeger e Andrea Pinto

Lissandra Mendonça