Prefeitura assina ordem de início de concessão do Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla

02/08/2021 18:06
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou que o contrato marca a disposição do governo em firmar parcerias sólidas para modernizar a cidade

Porto Alegre dá mais um passo no primeiro modelo de parceria com a iniciativa privada para um parque público na Capital. O prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes assinaram na tarde desta segunda-feira, 2, a ordem de início da concessão do Parque Harmonia e do Trecho 1 da Orla do Guaíba para a concessionária Gam3 Parks.

Pelos próximos 35 anos, o parceiro fica responsável pela gestão dos espaços públicos com estruturas de água e luz, sanitários, segurança e recolhimento de resíduos, entre outros pontos operacionais previstos pelo contrato. Incluindo a realização de melhorias e novas atrações de lazer, o investimento estimado do parceiro privado é de cerca de R$ 280 milhões ao longo do contrato. Além deste valor, a concessionária já efetuou o pagamento de R$ 201 mil para o Município e deverá repassar anualmente 1,5% de seu faturamento para a prefeitura.

“Este contrato marca um novo momento da nossa cidade alinhado com a obstinação de firmar parcerias sólidas para modernizar a cidade, revitalizar o Centro Histórico e conectar nossa população com o Guaíba. Nosso desafio é dar celeridade para que esse modelo oriente as demais parceiras que estamos construindo para Porto Alegre”, disse Melo, reforçando o compromisso em reduzir as burocracias com responsabilidade e agilizar os processos de licenciamento. A ordem de início ocorre após a aprovação do Plano Operacional, que contém o planejamento da rotina de atividades necessárias para cumprimento das obrigações contratuais da concessão, e do Plano de intervenção, que detalha o projeto urbanístico das obras para as novas atividades de lazer pretendidas para os espaços.

“Os usuários de um parque não perguntam quem está cortando a grama, se prefeitura ou empresa privada. O que ele quer é o serviço realizado, um parque à disposição da cidade. A discórdia é a marca ideológica do atraso, por resistir tanto tempo a uma concessão que irá trazer benefícios a todos”, enfatizou o vice-prefeito.

“Da assinatura da concessão em março até este momento, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade trabalhou para garantir que a concessionária atenda uma série de requisitos importantes para trazer melhorias aos espaços sem perder as características essenciais dos equipamentos públicos. A partir de agora, a concessionária tem 30 dias para encaminhar os pedidos de licenças ambientais e urbanísticas para dar início às obras”, explicou o titular da pasta, Germano Bremm. “Essa é a primeira concessão de áreas verdes da capital e estamos apostando muito no êxito do modelo”, completou o secretário.

Parque Temático - O contrato prevê a manutenção do Acampamento Farroupilha, Rodeio de Porto Alegre e do Acampamento Indígena. A proposta da empresa vai além: quer transformar o Harmonia num grande parque temático da capital.

O diretor de negócios da concessionária, Vinicius Garcia, apresentou os principais atrativos projetados para o Harmonia. Está prevista a criação de diversas áreas temáticas como um grande espaço para a realização de eventos, com playgrounds, museu do gaúcho, churrasqueiras para utilização gratuita pelo público, área de aventura com arvorismo e tirolesa, e a Rua da Harmonia, com mais de 50 operações gastronômicas e de varejo.

“Como porto-alegrense, tenho muito orgulho. Vamos fazer um trabalho de muito engajamento para resgatar a história, o folclore e a cultura do nosso estado, para montarmos esse grande parque temático. Queremos atrair turistas e contar nossa história para o mundo”, afirmou o empresário.

“Acreditamos muito nessa parceria com a iniciativa privada para qualificar nossos parques, por isso estamos trabalhando para viabilizar outras concessões como, por exemplo, a do trecho 2 da Orla do Guaíba tendo como elemento âncora uma Marina Pública. Além disso, iniciaremos em breve estudo para uma parceria com setor privado que engloba o Trecho 3 da Orla, Parcão, Redenção e Parque Marinha”, disse a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

“A Câmara tem o compromisso de olhar para o futuro da cidade e contribuir com iniciativas que elevem Porto Alegre como referência de desenvolvimento”, afirmou o vereador Felipe Camozzato, representando a Câmara Municipal. Participaram também do evento secretários municipais, vereadores, técnicos do município e empresários do Centro Histórico.

 

  

 

Carolina Seeger

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes