Prefeitura avalia situação e reforça plano de enfrentamento ao ciclone
A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) voltou a se reunir na tarde desta quarta-feira, 12, para avaliar o andamento dos serviços municipais em meio à passagem do ciclone extratropical na costa gaúcha. O encontro, coordenado pelo prefeito Sebastião Melo e pelo vice-prefeito Ricardo Gomes, aconteceu no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic).
Diante do alerta para chuvas mais intensas e rajadas de vento nas próximas horas, a prefeitura recomenda que os pais não enviem os filhos para as escolas municipais na manhã desta quinta-feira, 13. Mesmo assim, as escolas estarão abertas em regime de plantão para acolhimento das crianças que não puderem ficar em casa.
“Temos que ter responsabilidade nas nossas decisões e tudo que queremos é que a cidade funcione. No entanto, em um momento de crise, quanto menos pessoas estiverem nas ruas mais rápido se recupera a cidade. Por isso, pedimos que os pais, se for possível, não levem seus filhos para a escola na manhã desta quinta. Orientamos que as escolas municipais estejam abertas para fazer o acolhimento de alunos e familiares que chegarem” - Prefeito Sebastião Melo.
Os modelos meteorológicos apontam que o núcleo do ciclone extratropical se manteve distante da Capital na quarta-feira. Por isso, apesar da chuva persistente, não foram registrados transtornos graves. Conforme a Defesa Civil Municipal, somente uma família saiu de casa por receio das consequências do temporal. Um grupo de 46 indígenas também recebeu acolhimento na Zona Sul.
“Até o momento os principais problemas foram na Zona Norte, onde houve o maior volume de chuva. Tudo indica que a chuva e o vento vão se intensificar entre a noite de hoje e a madrugada da quinta. As equipes seguirão mobilizadas para eventuais atendimentos”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) passou a integrar a Copae nesta quarta. O órgão foi representado na reunião pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e pelo subprocurador-geral para assuntos institucionais, Luciano Vaccaro.
Acolhimento - O ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está pronto para receber as famílias que, eventualmente, necessitarem de abrigo. O espaço abre às 19h.
Doações - As doações para os atingidos pela chuva podem ser feitas - exclusivamente para esse evento -, em dois pontos: Ginásio Tesourinha, na avenida Érico Veríssimo, bairro Menino Deus, de quinta-feira, 13, até sábado, 14, e na Coordenação da Defesa Civil, localizada na rua Dr. Barcelos, 1691, na quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14. Nos dois locais, o horário de recebimento é das 9h às 17h. A prioridade são produtos de higiene, alimentação, colchões e cobertores.
Serviços urbanos - As equipes de manejo arbóreo estão mobilizadas para atender ocorrências envolvendo árvores e galhos. Até o momento, há registro de seis árvores caídas e 45 pedidos no sistema 156. A prioridade é a remoção de vegetais na via ou que impeçam acesso a unidades de saúde e hospitais.
Abastecimento de água - As Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) operam normalmente e estão sendo monitoradas. Até as 18h, somente a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Baltazar de Bem estava recebendo manutenção, impactando o fornecimento de água na Vila Jardim.
Saúde - As Unidades de Saúde Glória, Lami e Timbaúva fecharam mais cedo em razão de problemas causados pela chuva. A primeira não vai funcionar na manhã da quinta-feira. A situação das demais será reavaliada de acordo com a evolução das condições climáticas.
Defesa Civil - Mais cedo, à tarde, a Câmara Municipal aprovou dois projetos de lei do Executivo que visam à qualificação da Defesa Civil. Um deles autoriza a prefeitura a contratar 30 agentes de serviços técnicos e operacionais para atuar em atividades de proteção e resposta a situações de risco de desastre natural, tecnológico ou causado por humanos. Também foi aprovado outro projeto, que cria 50 cargos efetivos de agentes para o órgão.
A Defesa Civil segue o monitoramento de arroios e orientando as famílias que vivem em áreas de risco. Porto Alegre tem 142 áreas de risco identificadas na cidade, e a prefeitura trabalha para fortalecer a estrutura e poder dar resposta mais ágil no atendimento das famílias atingidas.
Execução fiscal - O Posto de Atendimento de Execução Fiscal (Paef) da Procuradoria-Geral do Município (PGM) vai operar apenas pelos canais digitais nesta quinta-feira, 13. A medida é necessária devido a rompimento de cabos subterrâneos de fibra óptica, o que causou a interrupção do serviço de internet nas instalações do posto, que funciona do Foro Central. Os canais digitais de atendimento aos contribuintes são: WhatsApp: (51) 3289-1540, opção 3, das 9h às 17h, e telefone: (51) 3289-1462
Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) atendeu 13 ocorrências envolvendo semáforos fora de operação e árvores caídas até as 18h. Neste horário, seis pontos tinham acúmulo de água, dois tinham a circulação restrita em razão de postes e/ou fios caídos e dois semáforos tinham dificuldade de operação.
Pontos de acúmulo de água
Avenida Clovis Paim Grivot (bloqueio parcial)
Avenida AJ Renner, próximo à rotatória da avenida Gilberto Lehnen (bloqueio parcial)
Rua Voluntários (Portão da Arena) - bloqueio parcial
Voluntários, próximo ao número 1013
AJ Renner x Dona Teodora
Avenida Padre Leopoldo, próximo ao número 502 (bloqueio parcial)
Postes e fios caídos
Rua Padre Nobrega x Orfanotrófio
Avenida Belém Velho, 2764
Semáforo em amarelo piscante
Avenida Praia de Belas, próximo ao número 428
Semáforo com falta de energia
Rua Saldanha da Gama x Rua Vidal de Negreiros
É importante que a população informe as demandas pelo app 156+POA ou números 156 e 118 do Atendimento ao Cidadão para orientar as ações de fiscalização e para que a prefeitura possa atender estes chamados.
As informações são atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA
Acompanhe as atualizações no Twitter oficial da Prefeitura @Prefeitura_POA
Leia mais:
Equipes da prefeitura estão nas ruas para atender transtornos causados pela chuva
Prefeitura aciona plano de contingência para chuvas
Defesa Civil alerta para aproximação de novo ciclone extratropical
Lissandra Mendonça