Prefeitura avança na criação de programa de qualificação profissional

03/10/2023 14:04
Julio Ferreira / PMPA
Trabalho e Qualificação
Simon participou do evento que teve apoio da prefeitura

Na manhã desta terça-feira, 3, o secretário municipal do Trabalho e Qualificação Profissional, Tiago Simon, participou de evento promovido pelo Senac-RS, com apoio da prefeitura, para ouvir representantes de recursos humanos de cerca de 40 grandes empresas. Todos acompanharam a palestra “O desafio de atrair e desenvolver talentos”, apresentada pela facilitadora Gabriela Zambrano, no Instituto Caldeira.

Dialogar com o setor produtivo e entender as demandas de trabalhadores e empresas é uma das prioridades da Secretaria Municipal Extraordinária do Trabalho e Qualificação Profissional, que tem como objetivo elaborar um amplo programa de capacitação de profissionais na Capital. Para viabilizar a proposta, que incluirá políticas de emprego, renda, inclusão social e desenvolvimento profissional, Simon tem participado de encontros e eventos.

“Esse é mais um espaço estratégico para a nossa cidade. Entendemos a dimensão que essas instituições, representadas aqui por vocês, possuem no processo de formação de profissionais. Nosso objetivo é ouvir as pessoas que mais conhecem o mercado de trabalho. Para entender a profundidade do atual cenário, que passa por momento complexo, e podermos construir uma plataforma que contribua com trabalhadores e empresas”, declarou Simon, que ainda apresentou dados sobre o mercado de trabalho na Capital.

Na sequência, os representantes de RHs também participaram de uma dinâmica de grupo para relatar as demandas e os desafios que precisam ser vencidos para a qualificação de mão de obra. Um dia antes, o secretário também esteve reunido com representantes de sindicatos patronais ligados à Fecomércio, também para apurar as demandas do setor na área do mercado de trabalho. “A ideia é que os projetos que estamos construindo com diferentes entes educacionais e empresariais constitua o programa, e que no futuro se torne uma política permanente de governo para qualificação profissional”, concluiu.

 

 

 

 

Samuel Bizachi

Fabiana Kloeckner