Prefeitura e PRF celebram acordo que prevê o compartilhamento do sistema de videomonitoramento

29/05/2020 16:33
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Ficam estabelecidas ações integradas de compartilhamento de infraestruturas, equipamentos e dados de telecomunicações

A Prefeitura de Porto Alegre e a Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) assinaram acordo de cooperação técnica, operacional e científica. O evento foi realizado no início da tarde desta sexta-feira, 29, na sede da PRF na Capital, e contou com as presenças do prefeito Nelson Marchezan Júnior e do superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Luís Carlos Reischak Júnior. Pelo acordo, ficam estabelecidas ações integradas por meio do compartilhamento de infraestruturas, equipamentos e dados de telecomunicações - compartilhamento de câmeras de videomonitoramento e dos sistemas de cercamento eletrônico -, a fim de fomentar a eficiência dos serviços de segurança pública. A PRF também fez a doação de 15 pistolas Taurus, modelo PT100 e de 40 carregadores PT100 ao Município.

“A integração e a tecnologia são os caminhos para reduzir os índices de criminalidade”, observa o prefeito. “A prefeitura tem consciência de que pode contribuir com informações e tecnologia para ajudar a combater o problema e acordos como este servem de exemplo e mostram que estamos no caminho certo”, diz Marchezan, que pediu que fossem estudadas mais ações em comum.

Já o superintendente da PRF, que participou de Brasília por videoconferência, destacou a parceria lembrando da rede de rádio digital e da cedência do espaço para construção de estacionamento. “A doação dos armamentos para o Município foi a maneira que encontramos para retribuir o que ela tem feito. A parceria tem resultado na ampliação da nossa eficiência”, ressalta Reischak. Já o superintendente executivo, Leandro Wachholz, que recepcionou o prefeito, pretende formalizar as ações conjuntas com a prefeitura. “Sempre que houver a possibilidade, queremos ampliar a parceria”, informa Wachholz.

Acordo - O acordo prevê intercâmbio de informações visando à identificação, acompanhamento e avaliação de ameaças concretas ou potenciais à preservação da ordem pública. Está previsto também o compartilhamento de infraestruturas e tecnologias de informação e radiocomunicação, bem como as imagens do sistema de videomonitoramento e a base de dados do sistema de monitoramento de trânsito gerados pelos equipamentos instalados na cidade.

Câmeras - O acordo tem vigência de sessenta meses a contar da assinatura. Já as armas entregues possuem de seis a 24 anos de utilização em atividade policial. Porto Alegre conta com 200 câmeras de videomonitoramento e identificação de Placas de Veículos, com a previsão de chegar a 350 ainda este ano. Além de ter 165 pistas locais monitoradas, possui 850 mil veículos monitorados por dia e 25 milhões de veículos monitorados por mês.      

A PRF tem 15 câmeras na região metropolitana e vai compartilhar sistema de cercamento de veículos chamado “Sistema Alerta Brasil”, que possui registros de passagens de veículos na região metropolitana e de todo o país, para uso de inteligência.

Também estiveram presentes o secretário Municipal de Segurança Adjunto, Solon Brum Beresford; o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento Silva, e o subcomandante da Guarda Municipal, Franklin dos Santos Filho. Pela PRF, participaram o chefe do Serviço de Inteligência, Rodrigo Hopp; o chefe de Operações, Marcelo Temoteo, e a chefe de gabinete, Fernanda Sá.  

Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
A PRF também fez a doação de armamento à prefeitura
Paulo Fontoura

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes