Prefeitura e Safeweb renovam parceria para manutenção da Ecobarreira no Arroio Dilúvio

28/03/2021 08:17

 

Cesar Lopes/ PMPA
Melo destacou a necessidade de conscientizar a população para o tema do descarte irregular de resíduos

O prefeito Sebastião Melo esteve, na manhã deste sábado, 27, na Ecobarreira, instalada no Arroio Dilúvio, para renovar o termo de cooperação técnica com a empresa Safeweb para operação e funcionamento do equipamento instalado na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga. O acordo passa a valer até 2025.

"Somos muito gratos pela parceria com a Safeweb por contribuir para amenizar o problema do lixo na nossa cidade. Hoje temos mais de 400 pontos de descarte de resíduo irregulares na Capital. Precisamos conscientizar toda a população para a importância do tema como uma questão de saúde pública", afirmou o prefeito Sebastião Melo.

O projeto, idealizado pela empresa de segurança de informação, conta com um equipamento de módulos flutuantes e uma espécie de grade que formam uma barreira ecológica, impedindo a passagem de todo o lixo flutuante que desce pelo arroio Dilúvio em direção ao Guaíba.

O material represado pelas boias é retirado por gaiolas. Desde a instalação da ecobarreira, em 2016, já foram removidas 776 toneladas de resíduos, de acordo com o Instituto Safeweb.

“Este é um belo exemplo do senso de responsabilidade das empresas com a questão ambiental”, reconhece o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

“Parcerias como essa, que trazem ganhos para a cidade, precisam ser destacadas e incentivadas. A cooperação entre poder público, iniciativa privada e a sociedade é fundamental para a cidade”, reafirmou o titular da SMSurb, Marcos Felipi Garcia.

"Para nós do Instituto Safeweb, é um prazer e uma alegria poder continuar com esse trabalho tão importante para a cidade. A Ecobarreira já se tornou parte da paisagem da nossa cidade, e queremos que cada vez mais o porto-alegrense conheça, entenda e valorize o trabalho que é realizado ali”, declarou o presidente do Instituto, Luiz Carlos Zancanella Júnior.

Também participaram da visita os secretários de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, da Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, além do diretor do DMLU, Paulo Marques dos Reis.

 

Carla Bisol

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes