Prefeitura encaminha ao Estado cronograma para reabertura gradual de grandes eventos

14/07/2021 16:23
Mateus Raugust/ PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo participou da reunião do Gabinete de Crise do Governo do Estado

O prefeito Sebastião Melo apresentou ao vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, durante reunião do Gabinete de Crise do Governo do Estado, na tarde desta quarta-feira, 14, uma proposta de novos protocolos sanitários para reabertura gradativa de grandes eventos.

Porto Alegre e os demais municípios que integram a R10 (Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha) sugerem a realização de eventos com ingresso apenas de pessoas testadas e negativadas para Covid-19 e, em um segundo momento, aquelas com esquema vacinal completo.

“A volta gradativa dos eventos é um pedido da região, com muita responsabilidade. Nossa expectativa, em Porto Alegre, é no final de agosto ter 100% da população vacinável já imunizada com a primeira dose e bem avançada na segunda dose. Com o progresso da vacinação, podemos ter uma vida mais normal na cidade” - Prefeito Sebastião Melo.

Segundo calendário proposto pela prefeitura, no período entre 19 de julho e 1º agosto, seriam autorizados eventos com ocupação máxima de 50% do alvará ou do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e limite de público de mil pessoas. Entre os requisitos para realização estariam testagem no momento da entrada, agendamento de testagem por grupos e horários diferenciados, coleta de dados para rastreabilidade e autorização do Escritório de Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

Após, até a segunda quinzena de agosto, podem ser liberadas atividades com 50% da ocupação máxima até 5 mil pessoas. A autorização seguiria avançando de forma gradual, com ocupação de 75% e público de 10 mil e, em setembro, chegar a 20 mil pessoas. A última etapa, prevista para final de setembro, com ocupação máxima de público, exigiria, testagem na entrada ou esquema vacinal completo do público presente, além de autorização do município sede.

Também acompanharam o prefeito na videoconferência com o Estado, o vice-prefeito Ricardo Gomes; o secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach; o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta; o diretor da Vigilância Sanitária, Fernando Ritter, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, e equipe técnica das secretarias.

 

 

 

 

 

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes