Prefeitura encaminha implantação da primeira escola cívico-militar em Porto Alegre

12/05/2021 16:05
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo recebeu o ministro da Educação, Milton Ribeiro, no Paço Municipal

Com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, o prefeito Sebastião Melo encaminhou, na tarde desta quarta-feira, 12, a indicação da Escola Leocádia Felizardo Prestes, no bairro Cavalhada, como a primeira a fazer parte do projeto de escolas cívico-militares na cidade. A meta é que até 2024 seja implantado o mesmo sistema em outras sete instituições de Porto Alegre.

“Lugar de criança é na escola e educação deve ser prioridade sempre, em qualquer governo. Entendemos que o projeto reforça e valoriza as escolas, oferecendo condições ainda melhores aos alunos. É neles que estamos pensando”, Prefeito Sebastião Melo.

O ministro disse estar muito feliz pela visita a Porto Alegre e se colocou à disposição, não só para dar andamento a esse projeto, mas também para todo o suporte necessário à educação da Capital. “Os recursos do ministério são recursos do povo brasileiro. Por isso, contem com o governo federal para auxiliar nos ônibus, merendas, manutenção das escolas e em tudo que faz parte do contexto escolar”, garantiu.

A implantação das escolas cívico-militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. O critério de escolha das instituições leva em conta regiões de vulnerabilidade social, com extrema violência e indicadores de desempenho abaixo da meta. As escolas devem atender acima de 400 alunos, de 1º ao 9º ano de Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde. De acordo com o projeto, o objetivo é incorporar aos alunos atitudes e valores, conscientizar sobre deveres, direitos e responsabilidade, preparar o estudante para atuar em qualquer campo profissional e melhorar os indicadores de desempenho.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Ricardo Gomes; deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; vereadores Comandante Nádia, Fernanda Barth e Tanise Sabino; secretários municipais de Educação Janaina Audino; adjuntos Ramiro Tarrago e Maria Angela Gandolfo; Comunicação, Flavio Dutra; Segurança, Mario Ikeda; Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni; reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões; vice pró-reitor de Relações Institucionais da UFRGS, Maurício Viegas da Silva; assessor da Secretaria Estadual de Educação, Marcelo Borella; e o chefe do Gabinete do Prefeito, Cel André Flores Coronel.

 

Bruno Bertuzzi

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes