Prefeitura estimula ampliação de hortas comunitárias

06/04/2021 14:14
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito conversou sobre o assunto com lideranças da Lomba do Pinheiro

A expansão da agricultura urbana pautou o encontro do prefeito Sebastião Melo com lideranças da Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, nesta terça-feira, 6, no Paço Municipal. Melo reiterou que a prefeitura será parceira para ampliar os projetos que envolvem a criação e o manejo de hortas comunitárias e verticais pela cidade. 

“A nossa cidade tem muitas belezas e muitos espaços que podem se transformar em hortas. A Horta da Lomba é um celeiro nesta matéria. Eu tenho certeza de que iremos fazer uma grande parceria para espalhar árvores frutíferas e hortas comunitárias do Lami ao Sarandi, chegando até as Ilhas”, afirmou o prefeito.

Com quase 17 mil metros quadrados, a Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro é um projeto que conta com diferentes parceiros, como secretarias municipais e instituições universitárias. Tem como focos a sustentabilidade, agroecologia e cidadania. 

Melo sugeriu que as dezenas de praças ainda não urbanizadas na Capital poderão servir de canteiros para novas hortas comunitárias. Mencionou também a utilização de espaços como viadutos e prédios públicos para fomentar a agricultura urbana. 

Parceira na extensão rural, a Emater/RS terá convênio renovado com o Executivo para auxiliar no projeto. “Boa parte das hortas comunitárias atende escolas e os moradores das regiões. Porto Alegre conta com um campo vasto para expandir a agricultura urbana”, reforçou o engenheiro agrônomo da Emater Sandro Trevisan. 

Produção rural - Durante a reunião, também foram debatidos projetos para ampliar a participação de agricultores e da comunidade para potencializar a produção rural na cidade. Foram discutidos ainda consumo de alimentos orgânicos, propostas envolvendo cultivo de flores, compostagem e embelezamento verde da cidade, entre outras.

Participaram do encontro os secretários municipais de Governança Local e Coordenação Política, Cássio Trogildo; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni; e de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm; os professores Tatiana Duate e Ingrid de Barros, representando a Ufrgs; o engenheiro agrônomo voluntário da Horta da Lomba do Pinheiro, Antônio Elisandro de Oliveira; o coordenador executivo do Fórum Estadual de Agricultura Urbana, Vilmar da Costa Gomes; a terapeuta ocupacional da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Kroll Lindemayer; e os coordenadores da Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, Lurdes Agatha Guiconi e professor Flávio Burg.

  

 

Lucas Rivas

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes