Prefeitura faz manutenção dos canteiros e árvores na avenida Assis Brasil

15/05/2021 13:24
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Sebastião Melo acompanhou o trabalho das equipes de serviços urbanos neste sábado

Quem passou pela Assis Brasil neste sábado, 15, viu dezenas de trabalhadores da prefeitura ao longo da avenida, na Zona Norte de Porto Alegre. Pelo menos 50 trabalhadores fizeram a capina e a roçada nos canteiros centrais e nas calçadas da via, a partir do Terminal Triângulo em direção a Cachoeirinha. Primeiro é feita a capina, manual ou com trator; depois é feita a roçada e a varrição. Todos os resíduos são recolhidos pelos caminhões do DMLU. O prefeito Sebastião Melo, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, o secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, e o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo acompanharam a ação. (fotos)

“Cidade boa é cidade bem cuidada. O cidadão merece praças limpas, canteiros com grama baixa e árvores podadas. Mas é importante também que cada um faça sua parte, descartando lixo corretamente, cuidando da própria calçada, entre outros. Assim vamos transformar Porto Alegre” - Prefeito Sebastião Melo.

Além do serviço de capina e roçada, as equipes contratadas pela SMSUrb também fizeram a poda de galhos secos, baixos ou que estivesse atrapalhando a iluminação pública e o passeio. Além disso, as equipes eliminaram os focos de erva-de-passarinho, que prejudicam as árvores. Todos os resíduos foram recolhidos e levados às áreas destinadas pelo DMLU. 

O secretário Marcos Felipi lembra a importância desse tipo de manutenção em uma avenida tão movimentada, como a Assis Brasil. “Esta é uma ação essencial para a Zona Norte da cidade. Por isso, hoje foi dia de colocar os serviços de capina, roçada e poda em dia. Em relação às podas, nossas equipes sempre fazem um diagnóstico das árvores que estão precisando desse tipo de manutenção, inclusive para melhorar a iluminação pública. A ideia é sempre deixar nossa cidade no padrão que a nossa população merece." 

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, destaca que as equipes do departamento sempre trabalham nos fins de semana para dar conta de todo o serviço da cidade.  “Nós temos trabalhado diuturnamente. Um exemplo é o Centro, para onde devolvemos a varrição noturna e a varrição mecanizada. As equipes estão trabalhando à noite, e de dia estamos mantendo a limpeza. Aos fins de semana, aproveitamos os plantões nas unidades de serviços dos bairros e estamos desenvolvendo o trabalho de enfrentamento aos focos das regiões dessas unidades que estão de plantão. Essa ação ocorre especialmente aos domingos."

Além da avenida Assis Brasil, os serviços de capina, roçada e varrição também ocorreram em outros pontos da cidade. 

Dayanne Rodrigues

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes