Prefeitura firma cooperação para logística reversa de eletroeletrônicos

13/12/2021 11:49
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito recebeu o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que participou do ato em Cachoeirinha

Porto Alegre dá mais um passo para avançar no combate ao descarte irregular de resíduos. Nesta segunda-feira, 13, a prefeitura assinou termo de cooperação para a implementação da Logística Reversa de Eletroeletrônicos com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree). O prefeito Sebastião Melo recebeu o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que participou do ato de implantação da Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos de Porto Alegre. 

O fortalecimento da política de destinação dos resíduos é operacionalizada através da parceria público-privada com a empresa Trade, com central instalada em Cachoerinha. Conforme o presidente da Abree, Sergio Mauricio, Porto Alegre é a 10ª capital brasileira a ingressar na política nacional, chamada de Lixão Zero, que trabalhará pela destinação final ambientalmente correta para os resíduos eletroeletrônicos da Capital. 

A partir de agora, o cidadão poderá agendar a coleta de eletroeletrônicos por telefone, e-mail ou WhatsApp. O prefeito enfatizou a importância da parceria para essa busca ativa.

"Somar esforços é o caminho. É através das parcerias que estamos avançando nos diferentes setores de prestação de serviços. O lixo pode ser problema e pode ser solução. Essa nova cooperação vai nos permitir avançar na busca ativa e estimular de forma concreta o descarte correto" - Prefeito Sebastião Melo.

A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, reforçou que este é um primeiro passo rumo a um novo momento dessa política pública na Capital. “Separar e reciclar tem que ser fácil para o cidadão. Essa nova parceria permite a logística para que as pessoas descartarem corretamente. Vamos avançar cada vez mais", reforçou. 

“O grande desafio é trazer a nova economia verde para a realidade, fazendo a transição de uma empresa poluidora para a correta destinação. O reuso dessa matéria é fundamental, porque gera empregos verdes e preserva a natureza. Esse passo mostra que Porto Alegre está acelerando no rumo da gestão ambiental", disse o ministro. 

Parceria - A logística reversa é o sistema que possibilita o descarte, transporte, manejo e reciclagem de bens de consumo para que sejam convertidos novamente em matéria-prima para a indústria. É um trabalho de parceria entre público e privado, em nome da destinação ambientalmente adequada de resíduos eletroeletrônicos, assegurando que todos os estágios sejam realizados de maneira segura e rastreável. Em fevereiro de 2020, foi aprovado pelo Ministério Ambiente, o decreto 10.240. O documento é um complemento à Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelece diretrizes para o controle dos resíduos eletrônicos no Brasil.

Também participaram do ato em Cachoeirinha o prefeito em exercício do município, Maurício Medeiros; secretário adjunto de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Guilherme de Souza; secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França; os secretários municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm; de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia; diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques; e os vereadores Cláudia Araújo e Moisés Barboza. 

Serviço - Os agendamentos podem ser feitos pelos seguintes contatos: telefone (51) 3469.0906; WhatsApp (51) 98659.7295; e email coletatrade@gmail.com. O horário de atendimento é das 8h às 18h.

 

Carolina Seeger

Lissandra Mendonça