Prefeitura inaugura escola inovadora com turno integral na Zona Sul

30/04/2019 18:34
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Parceria vai beneficiar 199 crianças no ensino infantil e fundamental
A prefeitura de Porto Alegre inaugurou nesta terça-feira, 30, a Escola Comunitária de Educação Básica Aldeia Lumiar, na Zona Sul da Capital. A unidade, localizada no bairro Tristeza, vai oferecer ensino infantil e fundamental em turno integral a 199 crianças, a partir de parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Aldeia da Fraternidade. A instituição contará com metodologia diferenciada de ensino e aprendizagem baseada no ensino de competências por meio de projetos e da autonomia do estudante.

O atendimento começa pelos primeiros anos do Fundamental. As crianças iniciaram as aulas em 20 de março. 73 alunos do ensino fundamental se somam aos 126 que já eram atendidos no ensino infantil, também via parceria com a prefeitura. Os demais anos serão introduzidos a partir da progressão dos estudantes, até alcançar, em 2021, 220 alunos. O investimento mensal na escola será de R$ 133.810. O valor por estudante é de R$ 970 no Ensino Fundamental e de R$ 500 na Educação Infantil. A cooperação é válida por cinco anos.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior interrompeu por esta tarde a licença paternidade e participou do evento. “Mesmo sendo a única Capital do Brasil que fecha as contas no vermelho há 20 anos, nós elegemos prioridades. Educação de qualidade para quem mais precisa é diretriz do nosso governo desde o primeiro dia. Não podemos aceitar que nossas crianças tenham um desempenho baixo apenas por serem pobres. Queremos ensino com a mesma qualidade de escolas privadas nas nossas periferiasâ€, diz.

A prefeita em exercício Mônica Leal lembrou da dedicação pessoal de Marchezan para que a entrega se tornasse realidade. “Quero destacar meu tempo de discurso para que o prefeito possa falar da importância que este projeto tem na sua vidaâ€, fala.

Parceria - O secretário municipal de Educação Adriano Naves de Brito afirma que este é o primeiro Termo de Fomento, que é quando a sociedade procura o Município para uma parceria em benefício da própria sociedade, assinado desde a adequação das parcerias às regras do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. “É uma formatação institucional e jurídica nova que coloca a Smed como gestora de um ecossistema educacional. A sociedade civil oferece uma educação pública não estatal e a secretaria acompanha e afere os resultados. Esperamos que venham outras parceriasâ€, explica. 

A mantenedora Aldeia da Fraternidade é presidida pelo jornalista e consultor na área de inovação e negócios, Alfredo Fedrizzi. Foi dele e de sua equipe a iniciativa de desenvolver o projeto junto à prefeitura. Fedrizzi destaca que a união de esforços e envolvimento de todas as partes foi fundamental para construir este espaço para as crianças. “Toda a população merece inserção na sociedade de maneira digna. Precisamos dar escola de qualidade e oportunidades para nossas criançasâ€, salienta. O presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Jama, parceiro financiador do projeto, Jayme Sirotsky, destacou a importância de melhorar o ensino. “Se tivermos que errar, vamos errar, o que não podemos é ficar inertesâ€, garante. 

Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Instituição contará com metodologia diferenciada de ensino

Lumiar - A partir da parceria com a Smed e apoiadores, a Aldeia da Fraternidade promoverá a escolarização pela metodologia Lumiar. A instituição tem a matriz curricular da educação regular, foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, mas a metodologia de ensino é alicerçada no aprendizado com base em projetos multidisciplinares. No lugar de professores, há mestres e tutores, e as turmas são multietárias, conforme explica o Fundador da Escola Lumiar, Ricardo Semler. “A função da escola não é só preparar o indivíduo para ter um emprego quando crescer. É dar autonomia para tomada de decisões. Não sabemos que tipo de empregos vão existir quando estas crianças estiverem no mercado de trabalho. O mundo muda muito rapidamente e melhorias não são suficientes. Disruptura é o termo que define nosso ensinoâ€, frisa. 

Criada há 15 anos, primeira escola foi em São Paulo. Hoje, o método está presente em mais 10 escolas, públicas e privadas, entre Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Holanda. O conhecimento é estruturado por meio da identificação das competências e habilidades, e as disciplinas são incluídas dentro dos projetos, módulos de aprendizagem, oficinas e outras dinâmicas. Cada projeto contempla as competências e áreas do conhecimento com as quais se relaciona, como Matemática e Geografia. Tudo é lançado em uma plataforma chamada Mosaico Digital, que inclui os módulos de planejamento, o currículo e as competências. Educadores, estudantes e seus pais podem acompanhar, registrar e avaliar os processos. O método está em estudo pela Smed e poderá ser implantado em outras escolas.

Também participaram do evento a secretária adjunta da educação Iara Wortmann, secretário de Comunicação Orestes de Andrade Jr, presidente do Tribunal de Justiça Militar Coronel Paulo Roberto Mendes, representante da Aliança e Pacto Alegre Jorge Audy, diretores da Aldeia da Fraternidade Claudia Nahba, Leandro Devegili e Marcos Pacheco, relações institucionais da PUCRS Solimar Amaro, diretor da Imed Campus Porto Alegre Marc Antoni Deitos, representante da ADCE Tânia Mattielo, representante da 1ª Coordenadoria Regional de Educação Luziane Rodrigues, presidente do Fórum de Entidades Carolina Aguirre e representantes do Instituto Bezouro Guilherme Santos e Priscila Taroco.

 

 

 

Elisandra Borba e Cristina Lac

Fabiana Kloeckner