Prefeitura lança site para auxiliar professores e alunos em aulas remotas

16/04/2021 14:21
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
O anúncio foi feito durante a live Vozes da Cidade

A prefeitura apresentou nesta sexta-feira, 16, o site Conexões em Rede, ferramenta virtual que irá servir como base para o projeto de ensino remoto da rede municipal. Criado pela equipe da Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Gestão de Tecnologias e Inovação, o site está organizado em três grandes eixos de navegação -  Educação Básica, Funcionamento da Escola e A Voz e a Vez do Professor. A plataforma é acessível e o conteúdo foi construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O anúncio foi feito durante a live Vozes da Cidade, com prefeito Sebastião Melo e os secretários de Educação, Janaina Audino e Saúde, Mauro Sparta.

“Nós continuamos apostando que conseguiremos em breve retomar as aulas presenciais, mas enquanto isso não acontece - por uma decisão da Justiça, cabe destacar - vamos seguir avançando nessas ferramentas virtuais, que agregam na qualidade da nossa Educação” - Prefeito Sebastião Melo.

O objetivo da plataforma é integrar o conteúdo e facilitar o acesso para os professores e alunos em uma única ferramenta, como explica a secretária Janaina Audino. “O Conexões em Rede é um site vivo, elaborado e atualizado através de cocriação. Um ambiente virtual, pensado para a equidade, que considera as mais variadas especificidades do público, que irá acessá-lo. Um espaço para tornar visível a potência da Educação, no município de Porto Alegre”, destaca.

Também está sendo disponibilizada à comunidade escolar sites básicos para as escolas de ensino fundamental da rede própria, dentro do Workspace Google For Education. Também com caráter pedagógico, estes sites terão duas finalidades: dar visibilidade às Salas de Aula virtuais colaborativas (Classroom) e, posteriormente, essas salas de aula terão o propósito de estabelecer redes de aprendizagem, colocando em contato professores, gestores, estudantes e familiares e proporcionando oportunidades de troca de conteúdos, projetos e culturas da comunidade.

O que encontrar em cada eixo

Educação Básica: Cards pedagógicos inspiradores, com propostas de atividades atrativas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, demais modalidades e assuntos referentes às ações pedagógicas, como educação alimentar e nutricional, inteligência emocional e outros.
Funcionamento da Escola: foram disponibilizadas informações e orientações sobre os fluxos que organizam o cotidiano das escolas, como curso de biossegurança, normatização escolar, legislação, entre outros. 

A Voz e a Vez do Professor: apresenta propostas de formação continuada, sugestões culturais, como filmes e livros, divulgação de publicações e informações e vídeos gravados da Jornada Pedagógica.

Educação para todos: A prefeitura trabalha na viabilidade para aquisição de 20 mil novos Chromebooks para utilização pelos alunos que não dispõem de equipamentos para a participação nas aulas virtuais. A estratégia prevê também o fornecimento de pacotes de dados para estes alunos. 
 

Antonio Bavaresco

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes