Equipes do município estão mobilizadas diante da previsão de chuva e ventos fortes
A Prefeitura de Porto Alegre mantém suas equipes mobilizadas diante das condições meteorológicas previstas para esta sexta-feira, 7, e sábado, 8. Conforme o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), há possibilidade de acumulados de até 60 mm de chuva e rajadas médias de ventos entre 60 e 80 km/h devido a um ciclone extratropical atuando sobre o Estado.
O período de maior atenção será entre 9h e 19h de sexta-feira. Após, a chuva tende a perder força, com acumulado adicional de cerca de 10 mm até o fim da manhã de sábado, 8. No entanto, os ventos podem se intensificar na madrugada e manhã de sábado, com rajadas pontuais que podem chegar a 100 km/h, de forma localizada.
Na quinta-feira, 6, ocorreu uma reunião da Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae) liderada pelo prefeito Sebastião Melo. “Seguimos atentos, mobilizados e preparados para agir rápido e atender a população em caso de necessidade”, destacou Melo.
A partir do sábado, conforme o Cemadec, pode ocorrer elevação do nível do Guaíba devido à contribuição de rios afluentes, como os rios Caí, Sinos e Taquari, em áreas da Ilha da Pintada, Ilha dos Marinheiros e no Extremo-Sul da Capital.
Drenagem urbana - As 23 casas de bombas operadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estão preparadas para entrar em funcionamento sempre que necessário. Durante o período do alerta, equipes permanecerão de plantão para a operação do sistema, que inclui também geradores de energia elétrica e a rede de drenagem das ruas.
A Defesa Civil e os demais órgãos municipais seguem em monitoramento permanente, com equipes de prontidão para responder a possíveis ocorrências e prestar apoio à população sempre que necessário.
Em caso de emergência, a população deve ligar para 199.
Cristiano Vieira