Prefeitura marca presença no Pré-South Summit Brasil

03/05/2022 16:47
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito participou do evento de aquecimento para o South Summit que começa nesta quarta-feira

O prefeito Sebastião Melo participou do Pré-South Summit Brasil, que acorreu na tarde desta terça-feira, 3, na Nau Live Spaces. O evento é um aquecimento para o South Summit Brasil, maior evento internacional de inovação, que começa nesta quarta-feira, 4, no Cais Mauá, e segue até sexta-feira, 6. 

Melo defendeu que os prefeitos precisam ter coragem para enfrentar a burocracia da máquina pública e criar formas de consolidação das novas tecnologias. "A burocracia vai tentar todo dia te dizer que isso não vai dar certo, mas é preciso ter atitude e tomar medidas para que o mundo digital funcione de dentro para fora. A inovação só tem um sentido: melhorar a vida da cidade e transformar a vida das pessoas", ressalta o prefeito. "Porto Alegre já está no mapa do mundo e respira a South Summit Brasil. Sejam todos bem-vindos", convida.

O secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, e o secretário de Inovação e coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, foram palestrantes do painel de abertura, que abordou a inovação, transparência e proteção de dados. “Os municípios estão repensando a economia, a inovação e o empreendedorismo”, diz Pinto, afirmando que Porto Alegre tem entre seus desafios se tornar um local cada fez mais fácil para que a inovação possa ser testada. 

O secretário Ferenci ressalta que a tendência de todos é sempre buscar o ideal e esquecer de colocar o possível em prática. “A Capital tem cerca de um milhão de pedidos de protocolos correspondentes a tapa-buraco, poda de árvores, entre outros. Além do telefone, as pessoas hoje podem se comunicar pelo aplicativo 156+POA, web e WhatsApp, o que aumentou as demandas da prefeitura”, afirma. O secretário lembra ainda que a lei de acesso à informação (LGPD) entrou em vigor em agosto de 2021 e nesta sexta-feira, 6, ocorre o lançamento virtual do fórum das capitais do Brasil para discutir o tema.

Também participaram do participaram do evento o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Eduardo Bonotto; o mentor do projeto 22@ de Barcelona, Josep Piqué, e o secretário-executivo do Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sérgio Freitas de Almeida. 

 

Lisie Bastos Venegas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes