Prefeitura mobiliza serviços para eleição deste domingo

02/10/2022 06:25
Vinny Vanoni / PMPA
ESPORTE
Mais de 360 trabalhadores do DMLU estarão nas ruas neste domingo de eleições

A prefeitura mobiliza serviços de transporte, limpeza e segurança neste domingo, 2, primeiro turno das eleições. Será passe livre na Capital. Decisão da 11ª Câmara Cível do TJ derrubou o efeito suspensivo que havia sido concedido ao recurso interposto pelo Município de Porto Alegre contra decisão de primeiro grau que determinou gratuidade irrestrita no transporte coletivo. A decisão foi do desembargador João Ricardo dos Santos Costa, que avocou para si o pedido de reconsideração feito pela Defensoria Pública. Para não prejudicar a prestação do serviço, as catracas estarão liberadas no domingo.
 
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) amplia a oferta de ônibus em 40% em relação à tabela de domingo. Também serão disponibilizados 20 veículos extras para reforçar o atendimento conforme necessidade - com atenção especial nas linhas que têm expectativa de maior público: 398 Pinheiro, 4944 Rubem Berta Jardim Ypu, 491 Passo Dornelles, 631 Parque dos Maias, 627 Agostinho, 6135 Sarandi Elisabeth, 1716 Ponta Grossa Serraria, 268 Belém Novo e 210 Restinga, 343 Campus Ipiranga, T3, T4, T11, T12.
 
A fiscalização também será reforçada para monitorar a operação durante o horário de votação. Informações podem ser solicitadas pelos telefones 118 e 156.
 
Cartão TRI - Estudantes terão o seu Cartão TRI habilitado para o uso com os descontos concedidos. Todos que possuem algum tipo de isenção no Cartão TRI terão o uso liberado.
 
Orientações - Para garantir a circulação do transporte coletivo, as pessoas devem seguir as orientações de proibição de estacionamento. Muitas vezes, veículos estacionados em locais proibidos impossibilitam a circulação dos ônibus e, consequentemente, o acesso dos eleitores aos locais de votação.
 
Segurança - Além da autuação rotineira, os agentes da Guarda Municipal estarão mobilizados para auxiliar os agentes de trânsito neste domingo de eleições.
 
Limpeza - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estará nas ruas com 361 trabalhadores entre garis, motoristas e fiscais com o auxílio de 27 caminhões que farão a limpeza e varrição em todas as seções eleitorais das 17h às 23h. O serviço de fiscalização do DMLU também vai atuar durante o domingo. Os fiscais estarão atentos ao descarte irregular de santinhos em via pública. Denúncias durante o horário da votação poderão ser feitas pelo sistema 156.  

 

Gilmar Martins