Prefeitura monitora e faz vistoria em áreas de risco
Equipes da prefeitura continuam mobilizadas nas ruas para minimizar os impactos causados pelo ciclone extratropical que atingiu a Capital nesta quarta-feira, 12, e quinta-feira, 13. Equipes da Defesa Civil municipal vistoriaram regiões ribeirinhas, encostas e áreas classificadas como pontos de risco.
Ao menos 24 kits de lona foram distribuídos em residências com telhados danificados e enviados dois rolos, do mesmo material, para subprefeituras da Zona Sul. O órgão ainda atendeu uma ocorrência de queda de árvore sobre uma casa. A família recebeu material de primeira emergência, como colchões, cobertores e cesta básica, além de ser encaminhada para residência de parentes.
Água - Em razão da falta de energia elétrica, responsabilidade da CEEE Equatorial, 19 bairros estavam sem abastecimento de água pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) por volta das 17h. Foram atingidos os bairros Lomba do Pinheiro, Ponta Grossa, Partenon, Menino Deus, Santa Teresa, Cristal, Belém Novo, Lageado, Petrópolis, Vila Jardim, Ipanema, Vila Nova, Protásio Alves, Mário Quintana, Morro Santana, Aberta dos Morros, Chapéu do Sol, Cascata e Restinga.
Saúde - Duas unidades de saúde seguiam fechadas no fim da tarde desta quinta: Glória e Lami, em função de alagamento. Nesta última também havia queda de árvore, falta de luz e acúmulo de água no entorno. Outros 12 postos estavam sem energia elétrica: Campos do Cristal, Chácara do Banco, Ilha do Pavão, Ilha dos Marinheiros, Santa Maria, Barão de Bagé, Morro dos Sargentos, Santa Anita, Divina Providência, Indígena (Morro do Osso), Jardim da Fapa e Wenceslau Fontoura. Já a US Ponta Grossa teve destelhamento parcial e outras quatro unidades estavam sem internet: Navegantes, Ceres, Beco do Adelar e Cristal. As equipes atendiam com restrição a casos graves e recebiam o público para orientação.
Trânsito - Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), às 17h desta quinta havia registro em vias públicas de oito árvores caídas, 14 pontos com postes/fios e cabos em vias, um semáforo em amarelo piscante, três semáforos com falha no funcionamento e três semáforos com falta de energia. Desde o começo do evento climático, foram solucionadas ao menos 52 ocorrências envolvendo semáforos e árvores caídas.
Bloqueios - Em razão de árvores caídas havia, pelas 17h desta quinta, algumas vias foram fechadas total ou parcialmente: rua Darcy Pereira Pozzi, próximo ao número 1.020 (bloqueio parcial); Travessa Von Salisch, próximo ao número 45 (bloqueio parcial); avenida Protásio Alves, 10.775 (bloqueio parcial); Beco Cecilio Monza (bloqueio total); rua Dea Coufal, próximo ao número 679 (bloqueio total); rua São Nicolau, 1.420 (bloqueio parcial); avenida Donario Braga, próximo ao número 126 (bloqueio parcial); Dolores Duran, próximo ao número 2.165 (bloqueio parcial).
Acolhimento – Servidores da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) continuam preparados para atender pessoas desalojadas em caso de necessidade.
Doações - As doações para os atingidos pelo ciclone podem ser feitas - exclusivamente para esse evento -, em dois pontos: Ginásio Tesourinha, na avenida Erico Verissimo, bairro Menino Deus, até sábado, 14; e na Coordenação da Defesa Civil, na rua Dr. Barcelos, 1.691, até esta sexta-feira, 14. Nos dois locais, o horário de recebimento é das 9h às 17h. A demanda maior é para produtos de higiene, alimentação, colchões e cobertores.
Execução fiscal - O Posto de Atendimento de Execução Fiscal (Paef) da Procuradoria-Geral do Município (PGM) continuou operando apenas pelos canais digitais nesta quinta. A medida foi necessária devido ao rompimento de cabos subterrâneos de fibra óptica, o que causou a interrupção do serviço de internet nas instalações do posto, que funciona do Foro Central. Não havia, nesta quinta, previsão de restabelecimento da rede e do atendimento presencial. Os canais digitais de atendimento aos contribuintes são: WhatsApp: (51) 3289-1540, opção 3, das 9h às 17h, e telefone: (51) 3289-1462
Previsão - Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em 24 horas de quarta a quinta-feira, o volume acumulado de chuva foi de 90 milímetros na Estação Pluviométrica Navegantes. A previsão é de que a chuva continue de forma branda, com quantidade estimada em 15 milímetros do fim da tarde de quinta até o início da madrugada desta sexta, 14. A tendência é de que as rajadas de vento diminuam e fiquem próximas dos 40 quilômetros por hora.
As informações são atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA
Acompanhe as atualizações no Twitter oficial da Prefeitura @Prefeitura_POA
Gilmar Martins