Prefeitura publica decreto que estabelece regras de convivência na Orla

23/06/2023 13:25
Cesar Lopes / PMPA
Segurança
Guarda Municipal ser√° respons√°vel por dispersar aglomera√ß√Ķes que perturbem o sossego p√ļblico

O prefeito Sebasti√£o Melo assinou nesta sexta-feira, 23, decreto que estabelece novas regras de conviv√™ncia na Orla do Gua√≠ba (trechos 1, 2 e 3) e Parque Marinha do Brasil. O documento foi constru√≠do levando em conta a necessidade de ampliar as a√ß√Ķes dos √≥rg√£os de seguran√ßa e de servi√ßos da prefeitura e da retomada do policiamento 24h da Brigada Militar no local. Confira aqui a √≠ntegra do documento publicado no Di√°rio Oficial de Porto Alegre (Dopa).

Melo enfatiza que a Orla é um espaço de convivência caro à população, de referência a milhares de turistas que visitam Porto Alegre e que não pode ficar marcado por casos de violência.

"O espa√ßo p√ļblico precisa ser usado com liberdade e com muita responsabilidade. A Orla n√£o pode ser dos bagunceiros, mas tem que ser das pessoas que respeitam a lei, querem o bem-estar social e a boa conviv√™ncia. √Č isso que devemos garantir" - Prefeito Sebasti√£o Melo.

Entre as medidas, fica proibida a venda e o consumo de bebidas alc√≥olicas no per√≠metro estabelecido da meia-noite √†s 8h do dia seguinte. A veda√ß√£o tamb√©m vale para dist√ļrbios sonoros causados por qualquer tipo de equipamento de som, das 22h √†s 8h do outro dia, e a venda por meio de tele-entrega de bebidas alco√≥licas e alimentos a quem esteja em via p√ļblica. A Guarda Municipal (GM) ser√° respons√°vel por dispersar aglomera√ß√Ķes que perturbem o sossego p√ļblico.

A medida foi decretada após os casos de violência recentes na nova pista de skate do Trecho 3, um dos locais mais frequentados pelos jovens na cidade. Na madrugada de 10 de junho, dois homens foram mortos a tiros e os dois suspeitos pelo crime presos no mesmo dia. Desde então, Melo vem se reunindo com os órgãos municipais e estaduais, além de ouvir a população, para discutir estratégias de reforço da segurança na região.

Gonçalo Valduga

Lissandra Mendonça