Prefeitura recebe comitiva holandesa para discutir planos de redução de riscos
A Prefeitura de Porto Alegre recebeu nesta terça-feira, 5, a comitiva da Holanda que está de passagem pelo Rio Grande do Sul. O objetivo da reunião, além de estreitar as relações com o país, incluiu a discussão de planos de redução de riscos de alagamentos, como aconteceu no final do ano passado na Capital, devido às chuvas intensas que atingiram, principalmente, a região das Ilhas.
“A comitiva é muito bem-vinda em Porto Alegre, assim como uma futura parceria. Nossa cidade enfrenta muitos desafios e um dos maiores é o da drenagem urbana. Nas Ilhas, temos cerca de 8 mil moradores que esperam por soluções. Todo o apoio para buscarmos avanços na Capital será muito bem recebido” - Prefeito Sebastião Melo.
Porto Alegre tem 142 áreas de risco que precisam de alternativas. “Há muito tempo falamos da participação holandesa nas hidrovias do Rio Grande do Sul. As cidades cresceram e a infraestrutura, infelizmente, não acompanhou. Por isso, essa cooperação é muito importante e teremos que buscar fontes de financiamento para fazermos o investimento necessário”, destacou o vice-prefeito, Ricardo Gomes.
De acordo com a embaixadora adjunta do Reino dos Países Baixos no Brasil e Ministra Pleniponária do Departamento Econômico da Holanda no Brasil, Afke Mulder, o país europeu tem interesse em contribuir com o desenvolvimento de soluções para a Capital. A comitiva irá analisar o cenário e propor ideias a respeito. Um exemplo de trabalho realizado no Brasil foi a drenagem de Recife. A prefeitura ainda irá discutir o tipo de parceria que poderá ser firmada.
A embaixadora, a cônsul honorária do Reino dos Países Baixos no Rio Grande do Sul, Ingrid de Kroes, e a representante adjunta do Escritório Holandês de Apoio aos Negócios (NBSO) Porto Alegre, Lucila Almeida, que acompanharam a reunião, aproveitaram o encontro para convidar o governo para comemorar os 25 anos da NBSO no Estado, que será celebrado neste mês. Participaram também o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, que está com viagem marcada para Holanda para conhecer o sistema de drenagem, além de secretários e assistentes do governo.
Cristiano Vieira