Prefeitura recebe representantes do Bird e da Agência Francesa de Desenvolvimento

23/11/2021 14:23
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito e vice conversaram com executivos no Paço Municipal

O prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito, Ricardo Gomes, receberam, nesta terça-feira, 23, a equipe do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFP), no Paço Municipal. Os executivos estão desde o começo da semana em Porto Alegre para missão de reconhecimento, com o objetivo de preparar o financiamento, fase estratégica dentro do processo para a liberação de recursos. O projeto de revitalização trabalha o conceito de Centro Histórico Expandido, que inclui iniciativas na Orla do Guaíba, programa Centro + e ações de revitalização no Quarto Distrito.

“Esse empréstimo é muito importante para a recuperação urbana e vem a agregar às melhorias que já estamos desenvolvendo com a revitalização do Muro da Mauá, Mercado Público, Esqueletão, entre tantas outras. Quero agradecer aos parceiros, por esse, que é o primeiro empréstimo que fazem no Brasil de forma conjunta. Quem ganha com isso é o Rio Grande e a nossa cidade” - Prefeito Sebastião Melo.

A missão prevê a realização de visitas, ao longo da semana nas áreas que têm projetos contemplados com o financiamento de 152 milhões de dólares conquistados mediante Carta Consulta aprovada em outubro pela Comissão de Financiamentos Externos do Ministério da Economia. Além de conhecer os espaços que compõem o projeto, estão previstas reuniões com a equipe técnica da prefeitura.

“Temos muitos pontos a melhorar e resgatar no Centro e no 4° Distrito, como a avenida Farrapos. Já iniciamos algumas ações pontuais de revitalização, demonstrando nosso interesse em recuperar aquela região. Como costumo dizer, as demandas são infinitas e os recursos são limitados, por isso precisamos aproveitá-los ao máximo”, afirma o vice-prefeito.

Planejamento - O processo é coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos. Durante a manhã, a comitiva dos agentes financeiros esteve reunida com a equipe técnica da pasta. Eles debateram a proposta de Porto Alegre para a utilização dos recursos dos financiamentos. "Esta é uma fase de grande importância dentro do processo. É nesta etapa que a prefeitura comprova a viabilidade do projeto e demonstra a sua capacidade de planejamento e execução", salienta o secretário Cezar Schirmer.

Além do especialista em gestão de risco e gerente do Projeto pelo Bird, Frederico Pedroso, e o diretor-adjunto da AFD no Brasil, Lamine Sow e suas equipes técnicas, estiveram na reunião os secretários municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer; de Obras, Pablo  Mendes Ribeiro; de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado; de  Desenvolvimento Social, Leo Voigt; e o adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone.

Aline Rimolo e Claiton Silva

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes