Prefeitura reforça mobilização nas Ilhas em razão da cheia do Guaíba
O prefeito Sebastião Melo determinou na tarde desta segunda-feira, 24, o reforço da mobilização de serviços essenciais na região das Ilhas. A medida, anunciada em reunião no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, é decorrente da elevação do Guaíba, potencializada pelo vento sul.
A Defesa Civil Municipal está de prontidão para agir em resgates e remoções - tanto por terra, por meio de caminhões, como em barcos. Os agentes atuam 24 horas no bairro Arquipélago. Enquanto isso, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) atua na reserva de vagas em abrigos provisórios.
“Mesmo não tendo previsão de grandes chuvas para a cidade, seguimos com nossas equipes em monitoramento permanente, especialmente na região das Ilhas, Zona Sul e Extremo-Sul. Sabemos que as precipitações que caíram na cabeceira dos rios que desaguam no Guaíba ainda não chegaram” - Prefeito Sebastião Melo.
Proteção contra cheias - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fechou preventivamente, durante a manhã, três comportas do Guaíba. Outras seis estão fechadas permanentemente, enquanto três permanecem protegidas com bags. Os portões 1 e 2 seguem abertos.
Serviço - Em caso de emergências, o cidadão deve ligar para os números 199 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros), 118 (Empresa Pública de Transporte e Circulação) ou 156 (serviços da Prefeitura). Os canais funcionam 24 horas por dia.
Leia mais:
Defesa Civil emite alerta preventivo para risco de inundação em regiões ribeirinhas
Governo federal suspende novos cadastros do Auxílio Reconstrução
Três comportas do Guaíba são fechadas preventivamente
Força-tarefa do DMLU trabalha em 14 locais nesta segunda-feira
Gilmar Martins