Prefeitura segue em alerta para atender atingidos pela cheia

11/07/2020 19:25
Luiz Adriano Masruga / PMPA
Desenvolvimento Social
Famílias foram recebidas no abrigo montado na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros

A Prefeitura de Porto Alegre segue monitorando a cheia do Lago Guaíba e em alerta para atender famílias ribeirinhas que precisem deixar suas casas devido à inundação. Na tarde deste sábado, 11, o nível do lago se estabilizou em 2,58 metros, segundo a Defesa Civil do Município. O normal é 1,2 metro. 

Equipes da Defesa Civil e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) estão na região das ilhas avaliando a situação das famílias. Um abrigo foi montado na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros. Segundo o diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, a previsão era que 13 pessoas, de seis famílias, fossem recebidas até o início da noite. Durante o sábado foram entregues 150 cobertores e seis sacolas de roupas para 75 famílias da Ilha do Pavão.

Na manhã deste domingo, 12, a escola receberá o serviço de desinfecção com a pulverização de quaternário de amônia e biguanida. O trabalho será realizado pela Unicontrol, a exemplo do que está sendo feito desde 28 de março em locais públicos de grande circulação e unidades de saúde. 

Os serviços são doados por empresas que estão ajudando Porto Alegre no combate ao novo coronavírus, utilizando materiais, veículos, equipamentos e mão de obra próprios. Os termos de doação foram assinados com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), seguindo orientações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Essa e outras ações de desinfecções vêm em reforço à limpeza diária que já é feita pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). 

Luiz Adriano Madruga / PMPA
Desenvolvimento Social
Estrutura foi montada para abrigar famílias
Lissandra Mendonça e Jackson Lagoas

Taís Dimer Dihl