Prefeitura solicita ao Estado resposta sobre plano de retomada de grandes eventos

26/08/2021 17:28

A Prefeitura de Porto Alegre enviou ofício ao Governo do Estado, nesta quinta-feira, 26, cobrando resposta sobre o plano concreto de reabertura gradativa de grandes eventos apresentado há mais de 40 dias. O documento, endereçado ao governador Eduardo Leite, reflete o posicionamento de todos os municípios que integram a R10 (Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha).

No dia 14 de julho, o prefeito Sebastião Melo levou o cronograma de novos protocolos sanitários à reunião virtual do Gabinete de Crise. O Plano de Liberação de Eventos apresentado pela Região da Saúde R10 foi elaborado após ampla discussão entre todos os municípios e sugere a realização de eventos com ingresso apenas de pessoas testadas e negativadas para Covid-19. O setor foi um dos mais afetados pela pandemia e a sinalização de uma retomada, mesmo que gradual, é um respeito às milhares de famílias que dependem desta atividade econômica e ficaram mais de um ano impedidas de trabalhar.

“Reafirmamos nossa convicção que a proposta apresentada é segura e está baseada no cenário epidemiológico que mostra estabilidade de ocupação de leitos e mais de 88% da população vacinável com primeira dose. O Estado irá realizar a Expointer com 25 mil visitantes por dia, mas não se posiciona quanto ao cronograma proposto pela região, que tem protocolos ainda mais rigorosos”, afirma Melo.

Desde a solicitação do pedido, o Município atendeu à solicitação estadual e respondeu aos questionamentos e dúvidas levantadas em reunião técnica realizada no dia 22 de julho. Equipes técnicas das secretarias municipais de Saúde, Enfrentamento ao Coronavírus e Desenvolvimento Econômico e Turismo também acompanharam o evento-teste realizado no dia 25 de julho. Segundo avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, o número de pessoas testadas com resultado positivo antes (1,3%) e depois da festa (1,3%) demonstra que o evento não aumentou o número de casos.

O secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach, afirma que há duas semanas o Estado alterou as regras para o setor de eventos considerando os níveis mais baixos de ocupação hospitalar. Na quarta-feira, 25, pela segunda semana consecutiva, não emitiu novos avisos e alertas. “Reforçamos nosso pedido para que o plano seja analisado. A Região 10 está acima da média do Estado em relação às pessoas imunizadas em primeira dose e com esquema vacinal completo”, diz o secretário, ressaltando que a retomada dos eventos, com protocolos sanitários definidos, também é uma forma de evitar as festas clandestinas.

Lissandra Mendonça

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes