Prêmio Joaquim Felizardo é entregue a 15 personalidades da área da cultura
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Smcec), entregou na noite de segunda-feira, 25, o Prêmio Joaquim Felizardo a 15 personalidades que contribuíram com a cultura da cidade. A cerimônia ocorreu no Teatro Túlio Piva (rua da República, 575 – Cidade Baixa) e reuniu artistas e intelectuais. A premiação faz parte das festividades do aniversário de 252 anos da cidade.
Criado pela Secretaria Municipal de Cultura, o prêmio foi retomado após 12 anos para homenagear pessoas, iniciativas, mídia, entidades e empresas com destacada contribuição para a cultura da Capital.
"A cultura pulsa a vida da cidade e é o que de mais rico podemos ter. Porto Alegre é uma usina de talentos e nos dá muito orgulho homenagear tantas pessoas merecedoras no palco do nosso amado Teatro Túlio Piva. Viva a cultura que eleva a alma da nossa cidade!” - Prefeito Sebastião Melo.
O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, lembrou da reabertura do Teatro Túlio Piva, na semana passada, local onde foram revelados muitos talentos. "É preciso valorizá-los. Porto Alegre é demais e é diferente de outras capitais por causa da sua cultura. Cuidado e carinho permeiam a nossa administração onde trabalhamos incansavelmente para fomentar a arte. Meu reconhecimento a todos os premiados", afirmou.
Veja abaixo a lista dos homenageados:
Circo: Circo Bonaldo Ditália
Tradicionalismo: CTG Guardiões do Rio Grande
Descentralização da Cultura: Kelly Ramos da Silva
Cinema: Nora Goulart
Economia Criativa: Central Única das Favelas - CUFA
Música: Yamandu Costa
Artes Visuais: Carlos Tenius
Carnaval: Guaraci Feijó
Patrimônio e Memória: Vera Lucia Maciel Barroso
Dança: Iara Deodoro
Teatro: Porto Verão Alegre
Literatura: Marô Barbieri
Destaque Cultural: Beatriz Araújo
Prêmio Apoio à Cultura: TRI Legal
Comunicador Cultural: Pedro Ernesto Denardin
Quem foi José Joaquim Felizardo - Professor de história, nos anos 80 assumiu a Divisão de Cultura da Prefeitura e iniciou movimento para a criação da Secretaria Municipal de Cultura, tornando-se o primeiro Secretário da pasta, em Porto Alegre.
Andrea Brasil