Prêmio reconhece iniciativas inovadoras para futuro da cidade

27/03/2023 20:22

 

Cesar Lopes / PMPA
Gabinete de Inovação
Prefeito em exercício Ricardo Gomes destacou a consolidação da Capital como polo de inovação

SeloEm um ambiente virtual e inovador, com projeções de imagens das ações das iniciativas selecionadas, a cerimônia de entrega do Prêmio Inovação Porto Alegre aconteceu nesta segunda-feira, 27, no espaço Multiverso, do Cais Embarcadero, dentro das comemorações dos 251 anos da cidade. O prêmio tem como objetivo reconhecer as iniciativas que impactam a cidade na geração de conhecimento, processos, produtos ou serviços inovadores de relevância pública — ou que tenham atuado para promover avanços significativos na agenda de inovação.

“Porto Alegre, além de ter o melhor ambiente de negócios do Brasil, é a melhor cidade para inovar. A Capital está consolidada no mapa da inovação com grandes talentos e espalhando esta cultura, cada vez mais, pela cidade” - Ricardo Gomes, prefeito em exercício de Porto Alegre

Entre os mais de 300 inscritos, vinte destaques do ano de 2022 foram selecionados pela comissão julgadora, dos quais sete foram premiados. O júri especializado foi formado pela vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Andréia Valim; pelo professor da Universidade de Rio Grande Arthur Gibon; e pelo presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre, José Rodrigo Azambuja. Como reconhecimento, os trabalhos vencedores terão suas trajetórias contadas em podcast e em vídeo, que serão posteriormente divulgados. Cada finalista também fará parte de uma galeria digital que será criada no espaço Multiverso.

Também foi entregue uma comenda a três personalidades e instituições de relevância na trajetória de inovação da Capital. O secretário municipal do Gabinete de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, disse que foi difícil chegar aos finalistas porque havia muitos atores de qualidade candidatos à premiação. “Esta é uma celebração e reconhecimento aos talentos inovadores que estão espalhados em vários locais da nossa cidade, e que revela a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido aqui”, afirmou o secretário.

A presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Letícia Batistela, apresentou durante o evento o novo Hub de Inteligência Artificial para área pública, chamado Smart Cities Al Hub, desenvolvido no Laboratório de Inovação da Companhia, em parceria com o Navi – Hub de Inteligência artificial do Tecnopuc e do Gabinete de Inovação do Programa de Governo Digital de Porto Alegre. “O Hub significa um marco na transformação tecnológica de Porto Alegre. Através desta parceria, reafirmamos o potencial da nossa cidade em tornar-se modelo de cidade inteligente”, acentua.

A idealizadora do South Summit, Maria Benjumea, parabenizou a gestão municipal pela criação do prêmio, o qual avalia que é “espetacular porque entusiasma o ecossistema da cidade”.

Destaques premiados
1.South Summit
2.Tecnopuc
3. Instituto Caldeira
4. Ladies in Tech
5. UFRGS – Projeto SMS – CEPA
6. Wise Innovation
7. Coletivo Impulsiona (Restinga)
A cooperativa Cootravipa, responsável pela limpeza e conservação das ruas de Porto Alegre, foi homenageada pelos serviços prestados na cidade que contribuem para um ambiente limpo e saudável aos cidadãos.

Comenda
Os três primeiros comendadores da inovação de Porto Alegre são:
- Jorge Luís Nicolas Audi, superintendente de Inovação Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS e do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc);

- José Renato Hopf, Ceo do South Summit

- André Godoy – diretor superintendente SEBRAE-RS

Finalistas dos destaques 2022
AGS - Associação Gaúcha de Startups
Clash of Chefs 2022
Co.Nectar Hub
Coletivo Impulsiona
Coletivo Porto Alegre Inquieta
COOTRAVIPA
Fundação Médica do Rio Grande do Sul - FundMed
HUB ONE - Feevale Porto Alegre
Instituto Caldeira
Instituto de Transformação Digital
Instituto Ladies in Tech
Jovem Tech – UNIRITTER e CUFA
Kopa Coletiva - Arquitetura popular
Projeto SOS PME - CEPA/UFRGS
RS CRIATIVO
South Summit Brazil
Tecnopuc
Ventiur Aceleradora
Wise Innovation
4beer Brew Pub

 

Ivani Schutz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes