Prêmio reconhece iniciativas inovadoras para futuro da cidade

27/03/2023 20:22

Cesar Lopes / PMPA
Gabinete de Inovação
Prefeito em exercício Ricardo Gomes destacou a consolidação da Capital como polo de inovação

SeloEm um ambiente virtual e inovador, com proje√ß√Ķes de imagens das a√ß√Ķes das iniciativas selecionadas, a cerim√īnia de entrega do Pr√™mio Inova√ß√£o Porto Alegre aconteceu nesta segunda-feira, 27, no espa√ßo Multiverso, do Cais Embarcadero, dentro das comemora√ß√Ķes dos 251 anos da cidade. O pr√™mio tem como objetivo reconhecer as iniciativas que impactam a cidade na gera√ß√£o de conhecimento, processos, produtos ou servi√ßos inovadores de relev√Ęncia p√ļblica ‚ÄĒ ou que tenham atuado para promover avan√ßos significativos na agenda de inova√ß√£o.

‚ÄúPorto Alegre, al√©m de ter o melhor ambiente de neg√≥cios do Brasil, √© a melhor cidade para inovar. A Capital est√° consolidada no mapa da inova√ß√£o com grandes talentos e espalhando esta cultura, cada vez mais, pela cidade‚ÄĚ - Ricardo Gomes, prefeito em exerc√≠cio de Porto Alegre

Entre os mais de 300 inscritos, vinte destaques do ano de 2022 foram selecionados pela comiss√£o julgadora, dos quais sete foram premiados. O j√ļri especializado foi formado pela vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Andr√©ia Valim; pelo professor da Universidade de Rio Grande Arthur Gibon; e pelo presidente do Conselho Municipal de Ci√™ncia e Tecnologia de Porto Alegre, Jos√© Rodrigo Azambuja. Como reconhecimento, os trabalhos vencedores ter√£o suas trajet√≥rias contadas em podcast e em v√≠deo, que ser√£o posteriormente divulgados. Cada finalista tamb√©m far√° parte de uma galeria digital que ser√° criada no espa√ßo Multiverso.

Tamb√©m foi entregue uma comenda a tr√™s personalidades e institui√ß√Ķes de relev√Ęncia na trajet√≥ria de inova√ß√£o da Capital. O secret√°rio municipal do Gabinete de Inova√ß√£o, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, disse que foi dif√≠cil chegar aos finalistas porque havia muitos atores de qualidade candidatos √† premia√ß√£o. ‚ÄúEsta √© uma celebra√ß√£o e reconhecimento aos talentos inovadores que est√£o espalhados em v√°rios locais da nossa cidade, e que revela a qualidade do trabalho que est√° sendo desenvolvido aqui‚ÄĚ, afirmou o secret√°rio.

A presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Let√≠cia Batistela, apresentou durante o evento o novo Hub de Intelig√™ncia Artificial para √°rea p√ļblica, chamado Smart Cities Al Hub, desenvolvido no Laborat√≥rio de Inova√ß√£o da Companhia, em parceria com o Navi ‚Äď Hub de Intelig√™ncia artificial do Tecnopuc e do Gabinete de Inova√ß√£o do Programa de Governo Digital de Porto Alegre. ‚ÄúO Hub significa um marco na transforma√ß√£o tecnol√≥gica de Porto Alegre. Atrav√©s desta parceria, reafirmamos o potencial da nossa cidade em tornar-se modelo de cidade inteligente‚ÄĚ, acentua.

A idealizadora do South Summit, Maria Benjumea, parabenizou a gest√£o municipal pela cria√ß√£o do pr√™mio, o qual avalia que √© ‚Äúespetacular porque entusiasma o ecossistema da cidade‚ÄĚ.

Destaques premiados
1.South Summit
2.Tecnopuc
3. Instituto Caldeira
4. Ladies in Tech
5. UFRGS ‚Äď Projeto SMS ‚Äď CEPA
6. Wise Innovation
7. Coletivo Impulsiona (Restinga)
A cooperativa Cootravipa, responsável pela limpeza e conservação das ruas de Porto Alegre, foi homenageada pelos serviços prestados na cidade que contribuem para um ambiente limpo e saudável aos cidadãos.

Comenda
Os três primeiros comendadores da inovação de Porto Alegre são:
- Jorge Luís Nicolas Audi, superintendente de Inovação Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS e do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc);

- José Renato Hopf, Ceo do South Summit

- Andr√© Godoy ‚Äď diretor superintendente SEBRAE-RS