Previsão de pautas: quinta-feira, 12 de março

12/03/2020 08:55

MULHERES NO GRE-NAL - Neste Mês da Mulher, a Prefeitura de Porto Alegre vai disponibilizar dois ônibus para uma linha-futebol exclusiva para mulheres ao clássico Gre-Nal desta quinta-feira, 12, na Arena - jogo válido pela Copa Libertadores da América, com início às 21h. A Linha F04.1 Futebol Especial Arena Para Mulheres, gremistas e coloradas, sozinhas ou acompanhadas, com dois veículos, terá saída, conforme demanda, às 18h30, 19h15 e 20h, da Praça Revolução Farroupilha (Travessa José Carlos Dias de Oliveira), próximo ao Mercado Público, no Centro Histórico. Após a partida, dois ônibus estarão posicionados junto à rampa Oeste da Arena e seguirão de volta, também de acordo com a demanda, em direção ao Centro.

GRE-NAL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para o clássico Gre-Nal desta quinta-feira, 12, na Arena, jogo válido pela Copa Libertadores da América, com início às 21h. A abertura dos portões ocorrerá às 19h, com previsão de cerca de 50 mil torcedores. A Linha Especial Futebol circulará com 11 ônibus para atender aos torcedores gremistas, saindo do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, ao lado do Mercado Público, a partir das 18h. Os torcedores do Inter sairão da área do Gigante da Beira-Rio O serviço de táxi será reforçado, com ponto de embarque e desembarque embaixo do viaduto da BR-448. Outra opção de transporte é o Trensurb. Os torcedores que utilizarem a linha deverão desembarcar na estação Anchieta, a cerca de 1,5 quilômetro da Arena e aproximadamente dez minutos de caminhada até o estádio. Os torcedores poderão utilizar, também, a Linha de Lotação 60.4 Humaitá, com 11 veículos e saída a partir das 18h do terminal da rua Sete de Setembro (Centro) para o estádio. Após o jogo, a linha funcionará com 17 veículos. Também após o jogo, estarão disponíveis dois lotações da Linha Assis Brasil/Baltazar/Eventos E60.6 e três veículos da Linha Praia de Belas/Partenon/Antônio de Carvalho/Eventos E30.2.

POLÍTICAS DA MULHER - A 7ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres será lançada nesta quinta-feira, 12, às 18h, no auditório da Federação dos Municípios do RS (Famurs), rua Marcílio Dias, 574, Menino Deus. A iniciativa é da Unidade dos Direitos da Mulher da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Mulher  (Comdim) e o Fórum Municipal da Mulher. A conferência será realizada entre os dias 24 e 25 de abril, na Câmara Municipal de Vereadores, com o tema : Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres – Mais Igualdade, Mais Autonomia, Mais Direitos.

ABASTECIMENTO - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que a Estação de Bombeamento (Ebat) 1º de Setembro vai parar na tarde desta quinta-feira, 12. O motivo é o desligamento programado de energia anunciado pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), das 13h às 18h. Se faltar água na Vila São José, a previsão do Dmae é normalizar o abastecimento durante a noite de quinta-feira, podendo demorar mais nas partes altas da região. 

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO - Agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizam nesta semana atividades de conscientização para prevenção da acidentalidade no trânsito. São ações em escolas e Centros de Formação de Condutores (CFCs), além da entrega de material informativo a instituições que trabalham com pessoas idosas, com foco principal na prevenção de atropelamentos. Na quinta-feira, 11, às 15h, a ação ocorrerá no CFC Soloscar, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 181, envolvendo os alunos do curso.

TAMPAS – Seguem na região central de Porto Alegre os trabalhos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para o nivelamento das tampas de ferro em poços de visita (acesso para manutenção e interligação de redes) dos sistemas de esgotamento sanitário e drenagem pluvial. Nesta quinta-feira, 12, as intervenções ocorrem na avenida da Azenha 499 e 561, das 9h às 17h. Ao todo, 200 tampas foram selecionadas para nivelamento imediato em vias de grande circulação da cidade. Até o momento, 41 já receberam manutenção. 

ATENÇÃO PRIMÁRIA - Estão abertas as inscrições ao processo seletivo para o preenchimento de vagas no curso de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para o período letivo de 2020/2021. Poderão participar candidatos com graduação em enfermagem, farmácia e odontologia em escola brasileira ou, se diplomado no exterior, ter diploma revalidado por universidade pública brasileira. No total, serão 12 vagas, quatro para cada área. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente pelo interessado ou por procurador devidamente constituído, nos dias úteis, até esta quarta-feira, 11, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, no seguinte endereço: Secretaria Acadêmica - Equipe de Desenvolvimento da SMS, avenida João Pessoa, 325, 1º andar, em Porto Alegre.

TAÇA PORTO ALEGRE – Estão abertas as inscrições para a Taça Aniversário de Porto Alegre do Campeonato de Futebol de Mesa. Elas podem ser feitas na página da Liga Gaúcha de Futebol de Mesa no Facebook até sexta-feira, 13. Integrando a programação que celebra os 248 anos da Capital, a atividade será realizada no próximo dia 21, sábado, com início às 8h30, no Ginásio Tesourinha, na avenida Erico Verissimo, s/nº, bairro Menino Deus. O evento é uma iniciativa da Liga Gaúcha de Futebol de Mesa em parceria com a Diretoria-Geral de Esporte, Recreação e Lazer (DGERL) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMPV) está com apenas 18 litros de leite para suprir as necessidades dos bebês prematuros internados na UTI neonatal. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334.

FARRA DE TEATRO - Estão abertas as inscrições para a Farra de Teatro, que ocorre entre os dias 18 e 22 e faz parte da programação da Semana de Porto Alegre. O acontecimento teatral intensivo termina em uma apresentação em lugar público de grande concentração de pessoas. A promoção é do grupo Depósito de Teatro. As incrições para a Farra de Teatro são gratuitas e devem ser feitas com envio de nome completo, idade, e-mail, telefone/whatsapp para o e-mail depositodeteatro@gmail.com ou para o whatsapp: 51 9622.8561. Os ensaios serão na KZA Terezinha (rua Santa Teresinha, 711, bairro Santana). A semana de aniversário Porto Alegre ocorre de 19 a 29.

COMAM - As entidades que tiverem interesse em participar das eleições para o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), biênio 2020-2021, têm até o dia 16 para indicarem seus representantes. As vagas são para titular e suplente de universidades particulares de Porto Alegre, de entidades setoriais de saúde, de entidades ecológicas com sede e atuação na Capital e de entidade ambientalista com sede e atuação na Região Metropolitana. A documentação deve ser entregue na Secretaria Executiva do Conselho Municipal do Meio Ambiente (avenida Borges de Medeiros, nº 2244, 6º andar). O edital com a abertura de inscrições em segunda chamada pode ser acessado clicando aqui, conforme resolução do Comam, divulgada no Diário Oficial de 27 de fevereiro.  

AÇORIANOS DE MÚSICA - A Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe inscrições para o Prêmio Açorianos de Música até o dia 18. Os interessados devem comparecer na Casa da Música (rua da República, 635), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Não serão considerados pedidos feitos fora do prazo e local de inscrições. As inscrições devem contemplar os gêneros regional, MPB, erudita, instrumental e pop, onde serão avaliadas e premiadas as seguintes categorias: compositor, intérprete, instrumentista e álbum. 

SAÚDE - Porto Alegre tem mais seis unidades de saúde funcionando por tempo ampliado em diferentes regiões, sem fechar ao meio-dia. As unidades Assis Brasil, Cristal, Ernesto Araújo, Mapa e Nossa Senhora de Belém atendem das 7h às 19h. Já a Vila Jardim funciona das 8h às 20h. Considerando outras dez unidades que ampliaram atendimento em janeiro e as de atendimento até 22h, já são 22 serviços nessa modalidade. Os primeiros quatro com funcionamento até 22h serviram de referência nacional. Juntas, as unidades São Carlos, Modelo, Tristeza e Ramos realizaram mais de 150 mil atendimentos desde março de 2017, somente entre 17h e 22h. Nos locais, são ofertadas consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, além de curativos, aplicação de vacinas e coleta de exames laboratoriais. 

ATELIER LIVRE - Buscando ampliar os seus objetivos de fomentar descobertas e experimentações artísticas, o Atelier Livre Xico Stockinger (avenida Erico Verissimo 307, Menino Deus) abre inscrições para o primeiro bloco de cursos de 2020. Serão ofertados 24 cursos com durações variadas, distribuídos em diversas turmas, com início na próxima semana. As aulas serão ministradas pelos docentes da própria instituição e pelos proponentes de cursos extras iniciados em 2019. As inscrições podem ser realizadas através de link no blog do Atelier Livre.

BARÃO DE SANTO ÂNGELO - A Pinacoteca Aldo Locatelli, museu instalado no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), apresenta mostra em alusão aos 140 anos da morte de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XIX, Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806 – 1879), o Barão de Santo Ângelo. A mostra O Barão no Paço poderá ser visitada até o dia 13, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h (último acesso às 17h30). A entrada é franca. Reunindo desenhos e pinturas originais de diversas coleções sediadas em Porto Alegre, a exposição retoma a trajetória de um gaúcho considerado fundamental no desenvolvimento das artes plásticas e da literatura no Brasil Imperial.

ARTES PLÁSTICAS - A Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) receberá inscrições para o 13º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas até o dia 16. O regulamento poderá ser obtido no site da SMC, na aba Editais. As inscrições serão aceitas somente em formato digital. No ato da inscrição, os interessados deverão indicar as categorias em que pretendem concorrer e preencher a ficha de inscrição, disponível no formulário on-line.

COLETA DOMICILIAR - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está qualificando o serviço de consulta aos dias e horários da Coleta Domiciliar (orgânicos e rejeito) no site do departamento. Os usuários poderão acessar o link para pesquisa e preencher com nome de logradouro e numeração para saber os dias da Coleta Domiciliar em sua rua. O serviço foi desenvolvido pela Procempa, empresa de tecnologia da prefeitura, após a correção de alguns endereços com seus dias de coleta. A nova interface facilita a interação pelo usuário.

ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia. Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais

MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes