Previsão de pautas: quinta-feira, 20 de fevereiro

20/02/2020 08:43

EDUCAÇÃO INFANTIL - O prefeito Nelson Marchezan Júnior anuncia nesta quinta-feira, 20, mais de mil novas vagas para a Educação Infantil no ano letivo 2020. As vagas serão criadas a partir da renovação de termos de colaboração com instituições que fazem a gestão de escolas comunitárias. O evento, que contará também com a presença do secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, será às 9h30, na Escola Comunitária de Educação Infantil Eni Medeiros (rua Attilio Bilibio, 261 – Jardim Carvalho).

PLACAS DE RUA - Será assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, nesta quinta-feira, 20, o contrato para instalação, conservação e manutenção das 82.478 placas de rua de Porto Alegre. O documento será firmado com o Grupo Imobi, vencedor da licitação, em ato que terá início às 14h, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10). 

SAÚDE - O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, visitam nesta quinta-feira, 20, às 18h, a Unidade de Saúde Moradas da Hípica, na rua Geraldo Tollens Linck, 235 - Aberta dos Morros. Desde a segunda semana de janeiro, o posto funciona no horário estendido, das 7h às 19h. A unidade atende cerca de 11.500 mil pessoas da região.

FINANÇAS - A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) apresenta, nesta quinta-feira, 20, às 10h, o balanço das receitas e despesas da administração no terceiro quadrimestre de 2019. A apresentação será realizada em audiência pública pelo secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, na Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Câmara Municipal, sala 302.

DMAE - Dmae realiza substituição de registro na entrada do Reservatório Carlos Gomes para viabilizar a reforma estrutural do reservatório. Para realizar o serviço, será necessário suspender o abastecimento a partir das 8h30h para os bairros Bom Jesus, Três Figueiras, Petrópolis e Jardim do Salso. A previsão é normalizar o abastecimento durante  a noite desta quinta-feira, 20, podendo demorar um pouco mais para áreas mais altas da região.

VOLTA ÀS AULAS - A Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), segue nesta quinta-feira, 19, com as ações de volta às aulas. As atividades estão programadas para o Colégio Luterano da Paz, às 11h.

PARASITA - A Cinemateca Capitólio promove nesta quinta-feira, 20, mais uma reprise da concorrida sessão comentada de Parasita, dirigida pelo sul-coreano Bong Joon-ho. Participam do debate após a sessão Juliana Costa, Carla Oliveira e Giordano Gio, integrantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Os ingressos para a sessão de Parasita serão vendidos nos horários de funcionamento da bilheteria da Cinemateca (13h30/15h30/17h30/19h30). O valor do ingresso é R$ 16, com meia-entrada para estudantes e idosos.

FILMES B - A Vingança dos Filmes B chega a sua nona edição. Até 23 de fevereiro, serão exibidos na tela da Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) 23 longas e 30 curtas-metragens dos mais variados gêneros: de documentários, passando pelo cinema de horror e ficção científica, pelo giallo e o western spaghetti, até comédias anárquicas e filmes de ação brutais. O homenageado desta edição será o lendário ator uruguaio George Hilton (1934-2019), um dos mais notórios protagonistas do cinema popular italiano. Veja aqui a programação.

INFORMÃTICA - As inscrições para 16 vagas do curso básico de informática oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) através de parceria do Sine Municipal com o Centro de Integração Emprego-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) estão abertas até o dia 27. O curso destinado a desempregados, vulneráveis, ex-flanelinhas, guardadores de carro e pessoas em situação de rua oportuniza o contato desse público com o Pacote Office (Word, Excel e PowerPoint) e ferramentas básicas do Windows e Internet. As inscrições podem ser feitas diretamente no Sine, na avenida Sepúlveda com a Mauá.  Para se inscrever, o interessado deve ter idade igual ou superior a 14 anos. As aulas ocorrem entre os dias dois e 13 de março, no Posto Borges do Ciee-RS, na avenida Borges de Medeiros, 328, 7º andar, sala 71, das 14h às 17h.

CAMELÓDROMO - Estão abertas as inscrições para o sorteio dos 41 estandes e 40 vagas de cadastro reserva no Centro Popular de Compras (CPC) Pop Center, o conhecido “Camelódromoâ€, do Centro Histórico. Os comerciantes interessados podem se candidatar até 3 de março, das 9h às 15h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), na avenida Borges de Medeiros, nº 2244 (térreo). O sorteio será realizado no dia 16 de março, às 14h, no Setor Administrativo do CPC.

AÇORIANOS DE MÚSICA - A Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe inscrições para o Prêmio Açorianos de Música de 17 de fevereiro a 18 de março. Os interessados devem comparecer na Casa da Música (rua da República, 635), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Não serão considerados pedidos feitos fora do prazo e local de inscrições. A SMC alerta que não haverá atendimento nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, este último pela manhã. As inscrições devem contemplar os gêneros regional, MPB, erudita, instrumental e pop, onde serão avaliadas e premiadas as seguintes categorias: compositor, intérprete, instrumentista e álbum. 

SAÚDE - Porto Alegre tem mais seis unidades de saúde funcionando por tempo ampliado em diferentes regiões, sem fechar ao meio-dia. As unidades Assis Brasil, Cristal, Ernesto Araújo, Mapa e Nossa Senhora de Belém atendem das 7h às 19h. Já a Vila Jardim funciona das 8h às 20h. Considerando outras dez unidades que ampliaram atendimento em janeiro e as de atendimento até 22h, já são 22 serviços nessa modalidade. Os primeiros quatro com funcionamento até 22h serviram de referência nacional. Juntas, as unidades São Carlos, Modelo, Tristeza e Ramos realizaram mais de 150 mil atendimentos desde março de 2017, somente entre 17h e 22h. Nos locais, são ofertadas consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, além de curativos, aplicação de vacinas e coleta de exames laboratoriais. 

ABRIGOS DE ÔNIBUS - O prazo para recebimento de sugestões e opiniões para o aprimoramento do projeto de concessão dos abrigos de ônibus foi ampliado até o dia 21. A prorrogação atende a um pedido de empresas interessadas na concessão. O contrato prevê a exploração publicitária dos equipamentos como contrapartida da prefeitura ao parceiro privado. Na consulta, o critério de julgamento será a oferta de abrigos, partindo de um mínimo de 921 e podendo chegar a um máximo de 4.822 estruturas. Toda a documentação sobre a concessão está disponível no site da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas.

JOVENS ADULTOS - Diversas vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo disponibilizadas através de parceria entre o Sine Municipal e a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Até 10 de março, as inscrições podem ser feitas nas segundas e terças-feiras, das 8h às 10h, no sede do Sine Municipal, localizada na avenida Sepúlveda, s/n, esquina com a Mauá, no Centro Histórico. A ação é  uma iniciativa da Diretoria Geral do Trabalho, Emprego e Renda da SMDSE junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-4796.

PISCINAS PÚBLICAS - A temporada das piscinas públicas da Capital prossegue até 1º de março em cinco Centros de Comunidades . Antes do banho, é necessário participar da Oficina de Saúde para o repasse de orientações gerais e regras para o uso das piscinas. De terça a domingo, das 14h às 17h45, estão disponíveis os banhos livres. De terça a sexta, das 9h às 11h30, há aulas de natação e hidroginástica, com inscrição prévia nas secretarias dos Centros de Comunidades. Piscinas abertas: Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) - rua Arroio Grande, 50 - bairro Cavalhada; Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima) - rua Comoati, 64 - bairro Santa Maria Goretti; Centro Comunitário Vila Ingá (Cevi) - rua Papa Pio XII, 350 - bairro Passo das Pedras; Centro de Comunidade Restinga (Cecores) - rua Economista Nilo Wulff, 50 - bairro Restinga; Centro de Comunidade Vila Floresta (Cecoflor) - rua Irene Caponi Santiago, 290 – bairro Jardim Floresta.

AÇORIANOS DE LITERATURA – Estão abertas inscrições para a 26 ª edição do Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil. Podem participar livros literários, de ensaios ou em categoria especial, editados por autor nascido ou residente em Porto Alegre e/ou editora porto-alegrense. Concorrem as obras com primeira edição desde janeiro de 2018 até dezembro de 2019, condicionados a uma inscrição prévia e desde que não tenham sido inscritos em qualquer das edições anteriores do prêmio. A Coordenação do Livro e Literatura (CLL) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe as inscrições até 31 de março, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 12h e das 14h às 18h, na avenida Erico Verissimo, nº. 307 - Menino Deus, mediante preenchimento da ficha de inscrição em anexo no edital e entrega de sete exemplares do livro. 

ATELIER LIVRE - Buscando ampliar os seus objetivos de fomentar descobertas e experimentações artísticas, o Atelier Livre Xico Stockinger (avenida Erico Verissimo 307, Menino Deus) abre inscrições para o primeiro bloco de cursos de 2020. Serão ofertados 24 cursos com durações variadas, distribuídos em diversas turmas, com início na semana de 9 de março. As aulas serão ministradas pelos docentes da própria instituição e pelos proponentes de cursos extras iniciados em 2019. As inscrições podem ser realizadas através de link no blog do Atelier Livre.

DANÇA - Centro Municipal de Dança da Secretaria da Cultura (SMC) está com inscrições abertas, até 3 de março, para o Grupo Experimental de Dança (GED). O trabalho é aberto para pessoas com ou sem experiência em dança. O GED oferece espaços para formações livres e contemporâneas na área. As atividades são realizadas na Cia de Artes, Casa de Cultura Mario Quintana e Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. A base pedagógica contempla diversas abordagens práticas e teóricas de estilos como dança contemporânea, dança moderna, improvisação, performance, história da dança, entre outras. Inscrição neste link.

TAXISTAS - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) coloca à disposição dos taxistas, no site www.eptc.com.br, o formulário para solicitar a mudança de permissão do serviço para autorização. A medida atende às normas do decreto municipal 20.438, de 23 de dezembro de 2019, que regulamentou a operação do transporte individual de táxi como sendo de autorização - até então, o serviço era prestado exclusivamente por meio de permissão. Todo o encaminhamento do processo será online. É necessário indicar no formulário um e-mail para confirmação da abertura do pedido.

BARÃO DE SANTO ÂNGELO - A Pinacoteca Aldo Locatelli, museu instalado no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), apresenta mostra em alusão aos 140 anos da morte de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XIX, Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806 – 1879), o Barão de Santo Ângelo. A mostra O Barão no Paço poderá ser visitada até o dia 13 de março, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h (último acesso às 17h30). A entrada é franca. Reunindo desenhos e pinturas originais de diversas coleções sediadas em Porto Alegre, a exposição retoma a trajetória de um gaúcho considerado fundamental no desenvolvimento das artes plásticas e da literatura no Brasil Imperial.

ARTES PLÃSTICAS - A Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) receberá inscrições para o 13º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas até 16 de março. O regulamento poderá ser obtido no site da SMC, na aba Editais. As inscrições serão aceitas somente em formato digital. No ato da inscrição, os interessados deverão indicar as categorias em que pretendem concorrer e preencher a ficha de inscrição, disponível no formulário on-line.

COLETA DOMICILIAR - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está qualificando o serviço de consulta aos dias e horários da Coleta Domiciliar (orgânicos e rejeito) no site do departamento. Os usuários poderão acessar o link para pesquisa e preencher com nome de logradouro e numeração para saber os dias da Coleta Domiciliar em sua rua. O serviço foi desenvolvido pela Procempa, empresa de tecnologia da prefeitura, após a correção de alguns endereços com seus dias de coleta. A nova interface facilita a interação pelo usuário.

POACAST - A Prefeitura de Porto Alegre lança o Poacast, um canal de mídia de transmissão de informações por áudio com conteúdo exclusivo sobre a capital gaúcha. Na primeira temporada deste ano, estão disponíveis cinco séries: #PactoAlegre, focada em projetos que promovem a cultura de inovação em parceria com a sociedade civil; o #EuFaçoPoa, que tem o objetivo de esclarecer e ilustrar serviços disponibilizados pela prefeitura onde o cidadão não só se beneficia como também possa vir a contribuir; o #PoaMais, que dá espaço para os gestores expressarem a visão de quem está na administração da cidade; o #ContaComAGente, que traz histórias de servidores que ultrapassam gestões focados na missão de servir; e o #EuCurtoPoa, um momento de explorar espaços e atividades de cultura e turismo. Todos os episódios estão disponíveis no endereço https://prefeitura.poa.br/poacast.

ESTAGIÃRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia. Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais. 

MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), através do Poa.Hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui.

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334.

 

 

 

Taís Dimer Dihl