Comunicação Social

Previsão de pautas: terça-feira, 18 de fevereiro

18/02/2020 08:42

ELYSEU PAGLIOLI - O prefeito Nelson Marchezan Júnior visita, nesta terça-feira, 18, a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli (rua Butuí, 221, bairro Cristal), às 9h30. Nessa segunda-feira, 17, a escola foi palco de ação educativa com foco em segurança no trânsito para marcar a volta às aulas do ensino fundamental na rede municipal. A atividade foi uma parceria entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed).

MENU POA - O prefeito Nelson Marchezan Júnior é o primeiro palestrante do ano no Menu Poa, evento promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre, nesta terça-feira, 18. Marchezan irá mostrar o resultado das ações realizadas até agora por sua gestão e falará sobre o futuro de Porto Alegre, com o tema Poa pra Frente, Poa pra Gente. A palestra começa ao meio-dia, no Salão Nobre do Palácio do Comércio (Largo Visconde do Cairú, 17- Centro Histórico).

NÃO É NÃO - Em apoio à campanha Não é Não, que busca o fim do assédio contra mulheres, o gabinete da Primeira-dama do município, Tainá Vidal, e o Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, realizam nesta terça-feira, 18, às 16h30, um Ato de Mobilização no Salão Nobre do Paço dos Açorianos. A campanha foi lançada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Polícia Civil e o Ministério Público do Trabalho (MPT) e recebeu todo apoio do município. Durante o evento, serão distribuídas tatuagens temporárias com o slogan da campanha, reforçando a mensagem da mobilização que deverá continuar após o carnaval em outros locais públicos para ampliar o seu alcance.

ABASTECIMENTO - Nesta terça-feira, 18, ocorre a interligação de rede na rua Almirante Barroso esquina com a avenida Farrapos, que integra as obras do 4º Distrito. Poderá faltar água nos bairros Floresta e São Geraldo a partir das 8h30. A previsão é normalizar o abastecimento durante a noite de terça-feira. Caso chova, o serviço será transferido para outra data.

CINEMA - A Cinemateca Capitólio exibe, a partir desta terça-feira, 18, duas produções brasileiras inéditas em Porto Alegre: Sedução da Carne, dirigida por Julio Bressane, um dos mestres do cinema de invenção, e Calypso, obra experimental de Rodrigo Lima e Lucas Parente sobre o encontro entre a célebre ninfa do mar e o herói grego Ulisses.

AÇORIANOS DE MÚSICA - A Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe inscrições para o Prêmio Açorianos de Música até 18 de março. Os interessados devem comparecer na Casa da Música (rua da República, 635), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Não serão considerados pedidos feitos fora do prazo e local de inscrições. A SMC alerta que não haverá atendimento nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, este último pela manhã. As inscrições devem contemplar os gêneros regional, MPB, erudita, instrumental e pop, onde serão avaliadas e premiadas as seguintes categorias: compositor, intérprete, instrumentista e álbum. 

CAMELÓDROMO - Os comerciantes interessados em participar do sorteio para ocupar 41 estandes no Centro Popular de Compras (CPC) Pop Center, o conhecido “Camelódromo”, do Centro Histórico, poderão se inscrever até 3 de março, das 9h às 15h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), na avenida Borges de Medeiros, nº 2244. O edital, que prevê também a criação de 40 vagas de cadastro reserva para substituições futuras, foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), dessa segunda-feira, 10. O sorteio para as duas modalidades será realizado no dia 16 de março, às 14h, no Setor Administrativo do CPC.  

TAMPAS DE FERRO - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza a manutenção das tampas de ferro localizadas em vias de grande fluxo na região do Centro da cidade. Os trabalhos serão realizados à noite e compreendem o nivelamento ou a substituição de tampas do diâmetro de 600 milímetros, com o objetivo de nivelá-las com o asfalto existente, acabando assim com os buracos gerados pelo desnível. Desde 1º de fevereiro, o Dmae vem realizando a manutenção das tampas de ferro em poços de visita (bueiro de acesso e interligação das redes) dos sistemas de esgotamento sanitário e drenagem pluvial em diversas ruas da Capital. Até o momento, 12 foram recuperadas na Região Central. Veja o cronograma aqui.

SAÚDE - Porto Alegre tem mais seis unidades de saúde funcionando por tempo ampliado em diferentes regiões, sem fechar ao meio-dia. As unidades Assis Brasil, Cristal, Ernesto Araújo, Mapa e Nossa Senhora de Belém atendem das 7h às 19h. Já a Vila Jardim funciona das 8h às 20h. Considerando outras dez unidades que ampliaram atendimento em janeiro e as de atendimento até 22h, já são 22 serviços nessa modalidade. Os primeiros quatro com funcionamento até 22h serviram de referência nacional. Juntas, as unidades São Carlos, Modelo, Tristeza e Ramos realizaram mais de 150 mil atendimentos desde março de 2017, somente entre 17h e 22h. Nos locais, são ofertadas consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, além de curativos, aplicação de vacinas e coleta de exames laboratoriais. 

ADUTORA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou a instalação de nova adutora de sucção na Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) Ouro Preto. A obra vai começar pela rua Dr. Eduardo Chartier, entre a rua Marechal Simeão e a avenida Assis Brasil, no bairro Passo d’Areia, Zona Norte de Porto Alegre. A adutora Ouro Preto, de 900 milímetros, beneficiará 124 mil pessoas atendidas pelo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) São João e terá investimento de R$ 17,4 milhões em recursos próprios. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que a rua Dr. Eduardo Chartier térá bloqueio total durante os serviços, na altura com a Marechal Simeão, onde haverá desvio de trânsito. Saiba mais. Prevê-se a conclusão da obra para dezembro.

ABRIGOS DE ÔNIBUS - O prazo para recebimento de sugestões e opiniões para o aprimoramento do projeto de concessão dos abrigos de ônibus foi ampliado até o dia 21. A prorrogação atende a um pedido de empresas interessadas na concessão. O contrato prevê a exploração publicitária dos equipamentos como contrapartida da prefeitura ao parceiro privado. Na consulta, o critério de julgamento será a oferta de abrigos, partindo de um mínimo de 921 e podendo chegar a um máximo de 4.822 estruturas. Toda a documentação sobre a concessão está disponível no site da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas.

JOVENS ADULTOS - Diversas vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo disponibilizadas através de parceria entre o Sine Municipal e a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Até 10 de março, as inscrições podem ser feitas nas segundas e terças-feiras, das 8h às 10h, no sede do Sine Municipal, localizada na avenida Sepúlveda, s/n, esquina com a Mauá, no Centro Histórico. A ação é  uma iniciativa da Diretoria Geral do Trabalho, Emprego e Renda da SMDSE junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-4796.

PISCINAS PÚBLICAS - A temporada das piscinas públicas da Capital prossegue até 1º de maio em cinco Centros de Comunidades . Antes do banho, é necessário participar da Oficina de Saúde para o repasse de orientações gerais e regras para o uso das piscinas. De terça a domingo, das 14h às 17h45, estão disponíveis os banhos livres. De terça a sexta, das 9h às 11h30, há aulas de natação e hidroginástica, com inscrição prévia nas secretarias dos Centros de Comunidades. Piscinas abertas: Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) - rua Arroio Grande, 50 - bairro Cavalhada; Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima) - rua Comoati, 64 - bairro Santa Maria Goretti; Centro Comunitário Vila Ingá (Cevi) - rua Papa Pio XII, 350 - bairro Passo das Pedras; Centro de Comunidade Restinga (Cecores) - rua Economista Nilo Wulff, 50 - bairro Restinga; Centro de Comunidade Vila Floresta (Cecoflor) - rua Irene Caponi Santiago, 290 – bairro Jardim Floresta.

FILMES B - A Vingança dos Filmes B chega a sua nona edição. Até 23 de fevereiro, serão exibidos na tela da Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) 23 longas e 30 curtas-metragens dos mais variados gêneros: de documentários, passando pelo cinema de horror e ficção científica, pelo giallo e o western spaghetti, até comédias anárquicas e filmes de ação brutais. O homenageado desta edição será o lendário ator uruguaio George Hilton (1934-2019), um dos mais notórios protagonistas do cinema popular italiano. Veja aqui a programação.

RUA FURRIEL- A rua Furriel Luiz Antônio de Vargas voltou a ter sentido duplo entre a rua Pedro Chaves Barcelos e avenida Carlos Gomes. A transposição da avenida volta a ser proibida, com exceção da linha 671, que poderá acessar a Furriel a partir do corredor de ônibus Sul-Norte até a rua Pedro Chaves Barcelos. O trecho entre a avenida Carlos Gomes e Alameda Raimundo Corrêa segue com sentido único em direção à Zona Norte. O ciclo do semáforo de travessia de pedestres será alterado para dar mais fluidez à Terceira Perimetral. A Furriel teve suas características alteradas em razão de ser rota principal para o desvio das obras da Trincheira da Anita Garibaldi. Com a entrega da obra, ela volta ao funcionamento anterior.

AÇORIANOS DE LITERATURA – Estão abertas inscrições para a 26 ª edição do Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil. Podem participar livros literários, de ensaios ou em categoria especial, editados por autor nascido ou residente em Porto Alegre e/ou editora porto-alegrense. Concorrem as obras com primeira edição desde janeiro de 2018 até dezembro de 2019, condicionados a uma inscrição prévia e desde que não tenham sido inscritos em qualquer das edições anteriores do prêmio. A Coordenação do Livro e Literatura (CLL) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe as inscrições até 31 de março, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 12h e das 14h às 18h, na avenida Erico Verissimo, nº. 307 - Menino Deus, mediante preenchimento da ficha de inscrição em anexo no edital e entrega de sete exemplares do livro. 

ATELIER LIVRE - Buscando ampliar os seus objetivos de fomentar descobertas e experimentações artísticas, o Atelier Livre Xico Stockinger (avenida Erico Verissimo 307, Menino Deus) abre inscrições para o primeiro bloco de cursos de 2020. Serão ofertados 24 cursos com durações variadas, distribuídos em diversas turmas, com início na semana de 9 de março. As aulas serão ministradas pelos docentes da própria instituição e pelos proponentes de cursos extras iniciados em 2019. As inscrições podem ser realizadas através de link no blog do Atelier Livre.

DANÇA - Centro Municipal de Dança da Secretaria da Cultura (SMC) está com inscrições abertas, até 3 de março, para o Grupo Experimental de Dança (GED). O trabalho é aberto para pessoas com ou sem experiência em dança. O GED oferece espaços para formações livres e contemporâneas na área. As atividades são realizadas na Cia de Artes, Casa de Cultura Mario Quintana e Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. A base pedagógica contempla diversas abordagens práticas e teóricas de estilos como dança contemporânea, dança moderna, improvisação, performance, história da dança, entre outras. Inscrição neste link.

BIBLIOTECA - A Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier passa a funcionar com horário estendido. O espaço não mais fechará ao meio-dia e será possível consultar obras e fazer empréstimos de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O objetivo, segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, é incentivar a leitura e potencializar o uso da biblioteca, que data da década de 1970. Localizada na sede Smams (rua Luiz Volecker, 55), a biblioteca possui um acervo de cerca de 13.500 exemplares, entre livros técnicos da área ambiental, folhetos, normas da ABNT, periódicos, multimídia (CD e DVD). Desde o dia 21 de janeiro, também acumula temporariamente o acervo de cerca de 4.000 obras, além das atividades da Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, que teve o prédio arrombado no Parque Moinhos de Vento.

TAXISTAS - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) coloca à disposição dos taxistas, no site www.eptc.com.br, o formulário para solicitar a mudança de permissão do serviço para autorização. A medida atende às normas do decreto municipal 20.438, de 23 de dezembro de 2019, que regulamentou a operação do transporte individual de táxi como sendo de autorização - até então, o serviço era prestado exclusivamente por meio de permissão. Todo o encaminhamento do processo será online. É necessário indicar no formulário um e-mail para confirmação da abertura do pedido.

BARÃO DE SANTO ÂNGELO - A Pinacoteca Aldo Locatelli, museu instalado no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), apresenta mostra em alusão aos 140 anos da morte de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XIX, Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806 – 1879), o Barão de Santo Ângelo. A mostra O Barão no Paço poderá ser visitada até o dia 13 de março, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h (último acesso às 17h30). A entrada é franca. Reunindo desenhos e pinturas originais de diversas coleções sediadas em Porto Alegre, a exposição retoma a trajetória de um gaúcho considerado fundamental no desenvolvimento das artes plásticas e da literatura no Brasil Imperial.

ARTES PLÁSTICAS - A Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) receberá inscrições para o 13º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas até 16 de março. O regulamento poderá ser obtido no site da SMC, na aba Editais. As inscrições serão aceitas somente em formato digital. No ato da inscrição, os interessados deverão indicar as categorias em que pretendem concorrer e preencher a ficha de inscrição, disponível no formulário on-line.

ESTACIONAMENTO - Idosos e pessoas com deficiência física não precisarão mais sair de casa para solicitar suas credenciais de estacionamento nas áreas prioritárias. O serviço, antes oferecido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) apenas presencialmente, será disponibilizado de forma totalmente on-line, e gratuita, neste link, em razão do Sistema de Isenções e Estacionamento (SIE Web), trabalho desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da EPTC. O serviço presencial segue disponível no setor do Atendimento ao Cidadão (av. Erico Verissimo, nº 100), para os idosos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; ou na rua Uruguai, 45, Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, no caso dos PCDs.

COLETA DOMICILIAR - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está qualificando o serviço de consulta aos dias e horários da Coleta Domiciliar (orgânicos e rejeito) no site do departamento. Os usuários poderão acessar o link para pesquisa e preencher com nome de logradouro e numeração para saber os dias da Coleta Domiciliar em sua rua. O serviço foi desenvolvido pela Procempa, empresa de tecnologia da prefeitura, após a correção de alguns endereços com seus dias de coleta. A nova interface facilita a interação pelo usuário.

POACAST - A Prefeitura de Porto Alegre lança o Poacast, um canal de mídia de transmissão de informações por áudio com conteúdo exclusivo sobre a capital gaúcha. Na primeira temporada deste ano, estão disponíveis cinco séries: #PactoAlegre, focada em projetos que promovem a cultura de inovação em parceria com a sociedade civil; o #EuFaçoPoa, que tem o objetivo de esclarecer e ilustrar serviços disponibilizados pela prefeitura onde o cidadão não só se beneficia como também possa vir a contribuir; o #PoaMais, que dá espaço para os gestores expressarem a visão de quem está na administração da cidade; o #ContaComAGente, que traz histórias de servidores que ultrapassam gestões focados na missão de servir; e o #EuCurtoPoa, um momento de explorar espaços e atividades de cultura e turismo. Todos os episódios estão disponíveis no endereço https://prefeitura.poa.br/poacast.

ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia. Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais

MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui.

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334.

 

 

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes