Primeira-dama recebe ciclista de campanha para doação de medula

11/01/2021 18:31
Alex Rocha/PMPA
GABINETE DA PRIMEIRA-DAMA
Valéria Leopoldino, que é doadora, parabenizou o curitibano Marcelo Vieira (E) pela iniciativa Pedalando pela Vida

A primeira-dama do município, Valéria Leopoldino, recebeu nesta segunda-feira, 11, no Paço Municipal, o ciclista curitibano Marcelo Vieira, 49 anos, da campanha "Pedalando Para Vida". Ele está percorrendo um trajeto de 1.250 quilômetros desde Curitiba, no Paraná, até o Chuí, no Rio Grande do Sul, com o propósito de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de novos doadores de medula óssea. Com a pandemia da Covid-19, as doações diminuíram 40%, e no Brasil existem 900 doentes na fila aguardando por um transplante. (fotos)

Depois do encontro no Paço, Marcelo Vieira, que é militar, participou, com a primeira-dama, de um café da manhã na Banca 40 do Mercado Público, oferecido pela Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), apoiadora da causa defendida pelo ciclista.

Valéria Leopoldino, que é doadora de medula, parabenizou o ciclista. "O gesto de doar é muito simples e nobre, e todos temos que abraçar”, destacou.

O cadastro de voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) é realizado nos hemocentros de todo o país. O Redome foi criado em 1993, em São Paulo, e é coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com mais de quatros milhões de doadores cadastrados, é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. Por ano, mais de 300 mil novos doadores são cadastrados.

 

Ivani Schütz

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes